Projetos em desenvolvimento

ESCOLA M. E. F. ELIZIÁRIO TÁVORA
Projeto “Brincando com a Matemática”
Oficina de jogos pedagógicos de Matemática
- Público-alvo: 1º ao 5º ano
- Período: Abril a junho de 2016
- Apresentação:
            Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, desafiando-o a ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas, a estimar, a calcular e a desenvolver o raciocínio lógico.
            Ademais a aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, promove a cooperação mútua, a participação da equipe na busca de elucidar um problema proposto pelo professor. Porém, é importante observar que toda metodologia em sala de aula requer um planejamento e uma postura coerente de alunos e professores. Ao utilizar jogos na aula, não é possível exigir passividade por parte dos alunos, mas é necessário que o professor, seguro de seus objetivos pedagógicos, direcione a atenção dos alunos para o conhecimento que se pretende construir. Para que isso seja possível, o educador precisa conhecer o jogo com o qual trabalhará e planejar bem as estratégias de direcionamento da atividade, assim como as intervenções necessárias, que devem ser feitas antes, durante e depois do jogo. 
            Nessa perspectiva, este projeto visa contribuir para a melhoria das aulas de Matemática, bem como a inovação da pratica educacional docente, tendo o professor como mediador das atividades, e o aluno como co-produtor de sua aprendizagem. Acreditamos nas potencialidades pedagógicas dos jogos, pois se forem trabalhados adequadamente eles possibilitam aos alunos capacidade diversas, como organização, análise, reflexão e argumentação, além do desenvolvimento de atitudes éticas como aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras e saber lidar com os ganhos e as perdas.
             
- Produto final:
Após meses de trabalho na sala de aula, em que professores e alunos irão desenvolver atividades lúdicas relacionadas aos diferentes conteúdos da Matemática, será promovido um evento de culminância com os jogos e as brincadeiras desenvolvidas, para que os alunos possam interagir com os de outras turmas, turnos ou mesmo de outras escolas.

- Objetivos:
- Estimular a aprendizagem da Matemática através de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina.
- Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos estudados durante o ano letivo.
- Desenvolver conteúdos atitudinais: aprender a ganhar e a lidar com as perdas; aprender a trabalhar em equipe e a respeitar normas.

- Desenvolvimento:
Durante o período de abril a junho, os professores de todas as séries planejarão e produzirão com suas respectivas turmas algumas atividades lúdicas que tenham como foco o ensino e a aprendizagem da Matemática.  Como essa disciplina é composta por vários eixos temáticos que, por sua vez abrangem diversas habilidades, o trabalho com brincadeiras e jogos também terá o propósito de desenvolver as competências básicas referentes aos diversos conhecimentos matemáticos, conforme as necessidades de cada série ou turma.
Apresentamos a seguir algumas sugestões de atividades e conteúdos por série/ano escolar, mas que podem ser modificadas ou substituídas de acordo com as escolhas do grupo de professores:
ü  Sugestões para o 1º ano:
Título do jogo
Objetivo
Fonte de pesquisa
Bingo do mais um
Desenvolver o conhecimento sobre os números naturais de 0 a 10.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 70 - 71.

O jogo é meu!
Desenvolver o conhecimento sobre os números naturais de 0 a 30.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 92 - 93.

O salto do canguru
Demonstrar competências relacionadas às medidas de comprimento.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 110 - 111.

50 casas
Realizar contagem de números e sobrecontagem.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 128 - 129.

Observação de objetos
Avaliar conhecimentos sobre figuras e sólidos geométricos.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 164 - 165.

As duas mãos
Construir noções iniciais do Sistema de Numeração Decimal.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 14-15.
Ganha cem primeiro
Construir a noção de agrupamento de dez em dez.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de numeração decimal, caderno 3, p. 47-50.


ü  Sugestões para o 2° ano:
Título do jogo
Objetivo
Fonte de pesquisa
Gasta cem primeiro
Compreender o processo de desagrupamento.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de numeração decimal, caderno 3, p. 53-55.
Boca do palhaço
Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 14-15.
Nunca 10
Perceber e compreender os princípios do SND: aditivo, posicional e decimal; compor e decompor na base dez.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 14-15.

Para ou arrisca! I
Identificar quantidades e realizar contagens envolvendo unidades e dezenas; resolver adições pelo registro escrito; desenvolver o cálculo mental.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 30-31.

Para ou arrisca! II
Identificar quantidades e realizar contagens envolvendo unidades e dezenas; resolver adições pelo registro escrito; desenvolver o cálculo mental; calcular a metade de um número até 12; identificar números pares e impares até 12.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 31-32.

O que mudou?
Reconhecer a sequência numérica de 1 a 20 e identificar o número que falta na sequência.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 48-49.
A brincadeira de compra e venda
Utilizar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro para realizar compra e venda de produtos; resolver situações-problema dos campos aditivo e multiplicativo.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 2º ano, p. 138 - 139.

Jogo da batalha
Comparar números.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 2º ano, p. 114 - 115.
Figuras escondidas
Descrever a localização de figuras em uma tabela.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 2º ano, p. 212 - 213.


ü  Sugestões para o 3º ano

Título do jogo
Objetivo
Fonte de pesquisa
Esquerdinha
Compreender o significado do valor posicional do SND.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de numeração decimal, caderno 3, p. 56-59.
Agrupamento para mudar de nível
Explorar a ideia de que por meio do agrupamento realizamos quantificações com representações simbólicas. Colaborar com a construção da noção de valor, em que uma tampinha vale dez outras tampinhas.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de numeração decimal, caderno 3, p. 66-58.
Corrida dos dados
Calcular operações da adição, subtração, multiplicação e divisão.

Dia-a-dia do professor, volume 2, p. 50.

Jogo das operações
Desenvolver adições e subtrações em situações-problema.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 27-29.

Cubra os dobros
Resolver multiplicações por 2 (dobro).
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 36-37.

Calendário dinâmico
Identificar os dias do mês; perceber a sequência numérica que compõe os dias do mês e compreender as informações do calendário.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 14-15.

Marcando as horas

Registrar, em relógio de ponteiro e digital, nas horas e minutos; perceber as diferentes formas de apresentar horário.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 14-15.

Jogo “O mais próximo possível”
Compor números de 3 algarismos, usando cartas numeradas.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 3º ano, p. 90 - 91.
De olho na geometria
Reconhecer os nomes da figuras e sólidos geométricos.
Procedimento:
* Ganha quem acertar o nome de três figuras/sólidos.


ü  Sugestões para o 4º ano
Título do jogo
Objetivo
Fonte de pesquisa
Boliche de Operações
Realizar operações matemáticas com os números colados no boliche.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de numeração decimal, caderno 3, p. 62-64.
Placar zero
Compreender o desagrupamento respeitando o valor posicional com registro numérico.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 14-15.
Qual a representação do número?
Representar o agrupamento decimal e compreender o valor posicional dos algarismos
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de numeração decimal, caderno 3, p. 71-73.
Viagem à lua
Identificar o zero como ponto de partida; calcular dobros e metades.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 37-38.

Pintando o sete
Resolver adições; analisar as possibilidades de soma 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 no lançamento de dois dados.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 39-40.

Jogo Fan-tan
Exercitar a habilidade de dividir quantidades em partes iguais e perceber que nem sempre as divisões são exatas.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, ano, p. 204 - 205.
Jogo do quadro de ordens
Exercitar a composição de números até a centena de milhar.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 98 - 99.
Adivinhando a figura geométrica
Identificar uma figura ou forma geométrica por suas características.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 208 - 209.
Dominó de operações
Resolver diferentes operações matemáticas, utilizando o cálculo mental.
Procedimento:
Jogo para 2 a 4 jogadores.
Procedimento semelhante ao do dominó comum. Pode-se iniciar com uma pedra de número menor e os jogadores vão adicionando as peças conforme o cálculo que é feito. Ganha quem conseguir colocar todas as suas peças sem errar nenhum cálculo.


ü  5º ano
Título do jogo
Objetivo
Fonte de pesquisa
A bota de sete léguas
Desenvolver a ideia de multiplicação e divisão ao calcular a quantidade de pulos que a bota dará; utilizar o zero como referencial de ponto de partida.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 33-36.

Acerte o alvo I
Desenvolver noções de localização e de percepção espacial; identificar figura plana circular; utilizar medidas de comprimento convencionais ou não; perceber a sequência dos números por princípio aditivo (contagens); desenvolver a operação de adição; desenvolver o cálculo escrito e mental; comparar quantidades; estimular o desenvolvimento de habilidades de comparar e analisar dados e resultados obtidos.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 42-44.

Acerte o alvo II
Desenvolver noções de localização e de percepção espacial; identificar figura plana circular; utilizar medidas de comprimento convencionais ou não; realizar contagens e resolver operações de adição e multiplicação; desenvolver escrito e mental; relacionar o registro do número à quantidade correspondente por meio de diferentes representações; estimular o desenvolvimento da habilidade de comparar e analisar dados e resultados obtidos.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática, p. 45-47.

Stop dos sólidos geométricos
Dar informações sobre os sólidos geométricos.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 3º ano, p. 64 - 65.

Avançando com o resto
Efetuar divisões e avançar em uma reta de acordo com o resto dessas divisões.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 164 - 165.

O jogo do resto
Exercitar habilidades para fazer cálculos de divisão.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 5º ano, p. 66 - 67.
A corrida das tampinhas
Estimar distâncias e calcular diferenças entre a distância real e a estimada.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 236 - 237.
Jogo das planificações do cubo
Identificar as 11 possibilidades de planificação de um cubo.
Livro de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 5º ano, p. 156 - 157.
Corrida dos dados
Realizar cálculos das diversas operações matemáticas.
Livro Dia-a-dia do professor, vol. 2, p. 50.
Jogo de adivinha matemática
Demonstrar conhecimento sobre diversos conteúdos estudados na disciplina de Matemática.
Livro Dia-a-dia do professor, vol. 2, p. 88.
Estimando medidas
Estimar medidas de massa e comprimento de diferentes objetos.
Procedimento:
*Apresentar 3 objetos a cada participante para que indique o peso e comprimento; ganha quem se aproximar mais da medida real. 
Se possível, utilizar balança e fita métrica ou trena para  a checagem.

Avaliação
Neste projeto teremos três focos de avaliação:
- O primeiro é a participação efetiva dos alunos na realização das tarefas de preparação e de desenvolvimento dos jogos.
- O segundo foco é o desempenho cognitivo e atitudinal de nossos alunos a ser ampliado durante as atividades que são, simultaneamente, didáticas e lúdicas.
- O terceiro foco diz respeito à participação da comunidade escolar, especialmente a dos segmentos pedagógicos, os quais deverão demonstrar uma postura de interesse e compromisso pelas etapas e ações do projeto.

Cronograma
Período de execução
Atividades a serem executadas
04 a 11/11/2015
Planejamento e produção do Projeto pela equipe gestora
21 a 22/03/2016
Revisão do Projeto pela equipe gestora.
23/03/2016
Apresentação do projeto à equipe escolar e seleção das atividades pelas professoras.
30 a 31/03/2016
Apresentação do projeto às turmas pelas professoras.
04/04 a 17/06
Realização das atividades e jogos pelas turmas.
20 a 30/06
Confecção e preparação  dos materiais para a culminância.
15/07/2016
Dia da Culminância do projeto com o evento - Brincando com a Matemática

 Sena Madureira - AC, março de 2016.





Um comentário:

  1. O ensino da Matemática é sempre um grande desafio... Mas estamos sempre dispostos a enfrentá-lo com muito empenho!

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