ESCOLA M. E. F.
ELIZIÁRIO TÁVORA
Projeto
“Brincando com a Matemática”
Oficina
de jogos pedagógicos de Matemática
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Público-alvo: 1º ao 5º ano
-
Período: Abril a junho de 2016
- Apresentação:
Tendo em vista a necessidade de
tornar as aulas de matemática mais prazerosas, dinâmicas e participativas, para
alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, buscamos trabalhar o lúdico no
processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, desafiando-o
a ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de
resolver problemas, a estimar, a calcular e a desenvolver o raciocínio lógico.
Ademais a aplicação dos jogos em
sala de aula surge como uma oportunidade de socializar os alunos, promove a
cooperação mútua, a participação da equipe na busca de elucidar um problema
proposto pelo professor. Porém, é importante observar que toda metodologia em
sala de aula requer um planejamento e uma postura coerente de alunos e
professores. Ao utilizar jogos na aula, não é possível exigir passividade por
parte dos alunos, mas é necessário que o professor, seguro de seus objetivos
pedagógicos, direcione a atenção dos alunos para o conhecimento que se pretende
construir. Para que isso seja possível, o educador precisa conhecer o jogo com
o qual trabalhará e planejar bem as estratégias de direcionamento da atividade,
assim como as intervenções necessárias, que devem ser feitas antes, durante e
depois do jogo.
Nessa perspectiva, este projeto visa
contribuir para a melhoria das aulas de Matemática, bem como a inovação da
pratica educacional docente, tendo o professor como mediador das atividades, e
o aluno como co-produtor de sua aprendizagem. Acreditamos nas potencialidades
pedagógicas dos jogos, pois se forem trabalhados adequadamente eles
possibilitam aos alunos capacidade diversas, como organização, análise, reflexão
e argumentação, além do desenvolvimento de atitudes éticas como aprender a
trabalhar em equipe, respeitar regras e saber lidar com os ganhos e as perdas.
- Produto final:
Após
meses de trabalho na sala de aula, em que professores e alunos irão desenvolver
atividades lúdicas relacionadas aos diferentes conteúdos da Matemática, será
promovido um evento de culminância com os jogos e as brincadeiras desenvolvidas,
para que os alunos possam interagir com os de outras turmas, turnos ou mesmo de
outras escolas.
- Objetivos:
- Estimular
a aprendizagem da Matemática através de recursos pedagógicos que despertem no
aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina.
- Estimular
o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com
atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e
aprendizagem dos conteúdos estudados durante o ano letivo.
-
Desenvolver conteúdos atitudinais: aprender a ganhar e a lidar com as perdas;
aprender a trabalhar em equipe e a respeitar normas.
- Desenvolvimento:
Durante
o período de abril a junho, os professores de todas as séries planejarão e
produzirão com suas respectivas turmas algumas atividades lúdicas que tenham
como foco o ensino e a aprendizagem da Matemática. Como essa disciplina é composta por vários
eixos temáticos que, por sua vez abrangem diversas habilidades, o trabalho com
brincadeiras e jogos também terá o propósito de desenvolver as competências
básicas referentes aos diversos conhecimentos matemáticos, conforme as
necessidades de cada série ou turma.
Apresentamos
a seguir algumas sugestões de
atividades e conteúdos por série/ano escolar, mas que podem ser modificadas ou
substituídas de acordo com as escolhas do grupo de professores:
ü Sugestões para o 1º ano:
Título do jogo
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Objetivo
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Fonte de
pesquisa
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Bingo do mais um
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Desenvolver
o conhecimento sobre os números naturais de 0 a 10.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 70 - 71.
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O jogo é meu!
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Desenvolver
o conhecimento sobre os números naturais de 0 a 30.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 92 - 93.
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O salto do canguru
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Demonstrar
competências relacionadas às medidas de comprimento.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 110 - 111.
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50 casas
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Realizar
contagem de números e sobrecontagem.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 128 - 129.
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Observação de objetos
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Avaliar
conhecimentos sobre figuras e sólidos geométricos.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 1º ano, p. 164 - 165.
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As duas mãos
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Construir
noções iniciais do Sistema de Numeração Decimal.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 14-15.
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Ganha cem primeiro
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Construir
a noção de agrupamento de dez em dez.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de
numeração decimal, caderno 3, p. 47-50.
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ü
Sugestões para o
2° ano:
Título do jogo
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Objetivo
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Fonte de pesquisa
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Gasta cem primeiro
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Compreender
o processo de desagrupamento.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de
numeração decimal, caderno 3, p. 53-55.
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Boca do palhaço
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Elaborar,
interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 14-15.
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Nunca 10
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Perceber
e compreender os princípios do SND: aditivo, posicional e decimal; compor e
decompor na base dez.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 14-15.
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Para ou arrisca! I
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Identificar
quantidades e realizar contagens envolvendo unidades e dezenas; resolver
adições pelo registro escrito; desenvolver o cálculo mental.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 30-31.
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Para ou arrisca! II
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Identificar
quantidades e realizar contagens envolvendo unidades e dezenas; resolver
adições pelo registro escrito; desenvolver o cálculo mental; calcular a
metade de um número até 12; identificar números pares e impares até 12.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 31-32.
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O que mudou?
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Reconhecer
a sequência numérica de 1 a 20 e identificar o número que falta na sequência.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 48-49.
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A brincadeira de compra e venda
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Utilizar
cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro para realizar compra e venda
de produtos; resolver situações-problema dos campos aditivo e multiplicativo.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 2º ano, p. 138 - 139.
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Jogo da batalha
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Comparar
números.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 2º ano, p. 114 - 115.
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Figuras escondidas
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Descrever
a localização de figuras em uma tabela.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 2º ano, p. 212 - 213.
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ü Sugestões para o 3º ano
Título do jogo
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Objetivo
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Fonte de pesquisa
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Esquerdinha
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Compreender
o significado do valor posicional do SND.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de
numeração decimal, caderno 3, p. 56-59.
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Agrupamento para mudar de nível
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Explorar
a ideia de que por meio do agrupamento realizamos quantificações com
representações simbólicas. Colaborar com a construção da noção de valor, em
que uma tampinha vale dez outras tampinhas.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de
numeração decimal, caderno 3, p. 66-58.
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Corrida dos dados
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Calcular
operações da adição, subtração, multiplicação e divisão.
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Dia-a-dia
do professor, volume 2, p. 50.
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Jogo das operações
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Desenvolver
adições e subtrações em situações-problema.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 27-29.
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Cubra os dobros
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Resolver
multiplicações por 2 (dobro).
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 36-37.
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Calendário dinâmico
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Identificar
os dias do mês; perceber a sequência numérica que compõe os dias do mês e
compreender as informações do calendário.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 14-15.
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Marcando as horas
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Registrar,
em relógio de ponteiro e digital, nas horas e minutos; perceber as diferentes
formas de apresentar horário.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 14-15.
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Jogo “O mais próximo possível”
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Compor
números de 3 algarismos, usando cartas numeradas.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 3º ano, p. 90 - 91.
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De olho na geometria
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Reconhecer
os nomes da figuras e sólidos geométricos.
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Procedimento:
*
Ganha quem acertar o nome de três figuras/sólidos.
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ü Sugestões para o 4º ano
Título do jogo
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Objetivo
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Fonte de pesquisa
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Boliche de Operações
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Realizar
operações matemáticas com os números colados no boliche.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de
numeração decimal, caderno 3, p. 62-64.
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Placar zero
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Compreender
o desagrupamento respeitando o valor posicional com registro numérico.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 14-15.
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Qual a representação do número?
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Representar
o agrupamento decimal e compreender o valor posicional dos algarismos
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do sistema de
numeração decimal, caderno 3, p. 71-73.
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Viagem à lua
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Identificar
o zero como ponto de partida; calcular dobros e metades.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 37-38.
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Pintando o sete
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Resolver
adições; analisar as possibilidades de soma 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e
12 no lançamento de dois dados.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 39-40.
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Jogo Fan-tan
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Exercitar
a habilidade de dividir quantidades em partes iguais e perceber que nem
sempre as divisões são exatas.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 3º ano, p. 204 - 205.
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Jogo do quadro de ordens
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Exercitar
a composição de números até a centena de milhar.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 98 - 99.
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Adivinhando a figura geométrica
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Identificar
uma figura ou forma geométrica por suas características.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 208 - 209.
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Dominó de operações
|
Resolver
diferentes operações matemáticas, utilizando o cálculo mental.
|
Procedimento:
Jogo
para 2 a 4 jogadores.
Procedimento
semelhante ao do dominó comum. Pode-se iniciar com uma pedra de número menor
e os jogadores vão adicionando as peças conforme o cálculo que é feito. Ganha
quem conseguir colocar todas as suas peças sem errar nenhum cálculo.
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ü 5º ano
Título do jogo
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Objetivo
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Fonte de pesquisa
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A bota de sete léguas
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Desenvolver
a ideia de multiplicação e divisão ao calcular a quantidade de pulos que a
bota dará; utilizar o zero como referencial de ponto de partida.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 33-36.
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Acerte o alvo I
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Desenvolver
noções de localização e de percepção espacial; identificar figura plana
circular; utilizar medidas de comprimento convencionais ou não; perceber a
sequência dos números por princípio aditivo (contagens); desenvolver a
operação de adição; desenvolver o cálculo escrito e mental; comparar
quantidades; estimular o desenvolvimento de habilidades de comparar e
analisar dados e resultados obtidos.
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Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização
matemática, p. 42-44.
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Acerte o alvo II
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Desenvolver
noções de localização e de percepção espacial; identificar figura plana
circular; utilizar medidas de comprimento convencionais ou não; realizar
contagens e resolver operações de adição e multiplicação; desenvolver escrito
e mental; relacionar o registro do número à quantidade correspondente por
meio de diferentes representações; estimular o desenvolvimento da habilidade
de comparar e analisar dados e resultados obtidos.
|
Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: jogos na alfabetização matemática,
p. 45-47.
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Stop dos sólidos geométricos
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Dar
informações sobre os sólidos geométricos.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 3º ano, p. 64 - 65.
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Avançando com o resto
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Efetuar
divisões e avançar em uma reta de acordo com o resto dessas divisões.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 164 - 165.
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O jogo do resto
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Exercitar
habilidades para fazer cálculos de divisão.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 5º ano, p. 66 - 67.
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A corrida das tampinhas
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Estimar
distâncias e calcular diferenças entre a distância real e a estimada.
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Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 4º ano, p. 236 - 237.
|
Jogo das planificações do cubo
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Identificar
as 11 possibilidades de planificação de um cubo.
|
Livro
de Alfabetização Matemática, Mundo Amigo, 5º ano, p. 156 - 157.
|
Corrida dos dados
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Realizar
cálculos das diversas operações matemáticas.
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Livro
Dia-a-dia do professor, vol. 2, p. 50.
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Jogo de adivinha matemática
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Demonstrar
conhecimento sobre diversos conteúdos estudados na disciplina de Matemática.
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Livro
Dia-a-dia do professor, vol. 2, p. 88.
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Estimando medidas
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Estimar
medidas de massa e comprimento de diferentes objetos.
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Procedimento:
*Apresentar
3 objetos a cada participante para que indique o peso e comprimento; ganha
quem se aproximar mais da medida real.
Se
possível, utilizar balança e fita métrica ou trena para a checagem.
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Avaliação
Neste
projeto teremos três focos de avaliação:
-
O primeiro é a participação efetiva dos alunos na realização das tarefas de
preparação e de desenvolvimento dos jogos.
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O segundo foco é o desempenho cognitivo e atitudinal de nossos alunos a ser
ampliado durante as atividades que são, simultaneamente, didáticas e lúdicas.
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O terceiro foco diz respeito à participação da comunidade escolar,
especialmente a dos segmentos pedagógicos, os quais deverão demonstrar uma
postura de interesse e compromisso pelas etapas e ações do projeto.
Cronograma
Período de execução
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Atividades a serem executadas
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04 a
11/11/2015
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Planejamento
e produção do Projeto pela equipe gestora
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21
a 22/03/2016
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Revisão
do Projeto pela equipe gestora.
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23/03/2016
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Apresentação
do projeto à equipe escolar e seleção das atividades pelas professoras.
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30
a 31/03/2016
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Apresentação
do projeto às turmas pelas professoras.
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04/04
a 17/06
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Realização
das atividades e jogos pelas turmas.
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20
a 30/06
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Confecção
e preparação dos materiais para a
culminância.
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15/07/2016
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Dia
da Culminância do projeto com o evento - Brincando com a Matemática
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Sena Madureira - AC, março de 2016.
O ensino da Matemática é sempre um grande desafio... Mas estamos sempre dispostos a enfrentá-lo com muito empenho!
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