ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA
Encontro
para análise da 2ª versão preliminar
da Base
Nacional Comum Curricular
|
Data: 10/06/2016
Carga horária: 4H
Horário: 16h15 às 20h15
|
Perfil do grupo: Professores das
séries iniciais do ensino fundamental e representantes dos pais e da comunidade
escolar.
|
Objetivos:
-
Promover a análise, o conhecimento e a reflexão sobre os objetivos de
aprendizagem descritos na 2ª versão preliminar da BNCC.
-
Produzir um relatório com as possíveis alterações e proposições da comunidade
escolar.
|
Conteúdos:
- Análise dos objetivos de aprendizagem descritos
na versão preliminar da BNCC.
- Discussão
e socialização das intervenções do grupo de professores no texto
do documento.
|
Recursos didáticos:
- projetor multimídia;
- textos copiados;
- marcadores de texto;
- slides com o conteúdo.
|
Pauta do
encontro:
1. Acolhida
com vídeo (15min)
2.
Leitura do ofício circular aos gestores. (15min)
3. Apresentação dos objetivos do encontro. (15min)
4.
Organização de cinco grupos para a leitura e análise dos objetivos de
aprendizagem por disciplina (60min)
5. Pausa para lanche (15min)
6.
Seminário das sugestões e intervenções dos grupos. (1h30min)
- Leitura das tabelas de cada
disciplina, com intervenções para a análise e proposições.
- Registro das mudanças propostas.
7. Roda de avaliação sobre o encontro (15min)
8. Dinâmica de conclusão: texto em
slides Abraços.
|
Sequência de atividades
|
- Acolhida:
- Entrega
de cartãozinho colorido com frase de Rubem Alves.
- Leitura
colaborativa do vídeo “Rubem Alves compartilha lições de um professor”,
com foco para a importância do que ensinamos aos alunos.
|
- Apresentação da Finalidade do encontro:
ü Leitura do ofício circular aos gestores,
que apresenta a importância da contribuição da comunidade na composição do
documento da BNCC.
ü Questionamentos prévios:
- Vocês conhecem a Base Nacional Comum Curricular?Alguma vez
acessaram o site da BNCC para fazer contribuições?
- Para
você, qual a principal finalidade de conhecer a Base Curricular?
|
- Estudo dos objetivos de aprendizagem de cada disciplina
ü Apresentar as tabelas dos objetivos de
aprendizagem
ü Explicar como está organizada cada tabela
(Eixo/ano/unidade/código)
ü Organização de cinco grupos para a leitura
e análise dos objetivos de aprendizagem por disciplina.
ü Realizar uma dinâmica para a divisão de
grupos com 4 componentes, que mesclem professores de várias séries junto aos
pais.
- Solicitar que cada grupo eleja um
relator e um secretário para escreverem suas proposições numa tabela que contenha a disciplina, o código do
objetivo e a alteração.
-Explicar como irão utilizar a tabela de
proposições.
|
4. Seminário de apresentação de proposições e
intervenções
ü - Apresentação, por grupo, das tabelas de
cada disciplina, com as prováveis intervenções e alterações.
ü Permitir que os demais participantes
também deem sugestões durante a leitura dos objetivos.
ü - Registro das mudanças propostas.
|
- Roda
de avaliação:
*Solicitar que os participantes expressem suas dúvidas e os aspectos
positivos e negativos da forma como os conteúdos estão expressos. Se há algum
conteúdo previsto de que discordem
ou se acrescentariam outros temas não citados.
|
6. Dinâmica de conclusão:
*Leitura do
texto em slides Abraços.
*Momento de
despedida com um abraço e uma mensagem de motivação.
|
|
|
Estudamos a versão preliminar para conhecer as propostas. Gostei.
ResponderExcluir