terça-feira, 28 de junho de 2016

Encontro para análise da 2ª versão preliminar da Base Nacional Comum Curricular

*

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA



Encontro para análise da 2ª versão preliminar
da Base Nacional Comum Curricular

Data: 10/06/2016
Carga horária: 4H
Horário: 16h15 às 20h15
*Perfil do grupo: Professores das séries iniciais do ensino fundamental  e representantes dos pais e da comunidade escolar.
Objetivos:
- Promover a análise, o conhecimento e a reflexão sobre os objetivos de aprendizagem descritos na 2ª versão preliminar da BNCC.
- Produzir um relatório com as possíveis alterações e proposições da comunidade escolar.

Conteúdos:
  • Análise dos objetivos de aprendizagem descritos na versão preliminar da BNCC.
  • Discussão  e socialização das intervenções do grupo de professores no texto do documento.

Recursos didáticos:
  • projetor multimídia;
  • textos copiados;
  • marcadores de texto;
  • slides com o conteúdo.

Pauta do encontro:

      1.  Acolhida  com vídeo (15min)
      2.  Leitura do ofício circular aos gestores.    (15min)
      3.  Apresentação dos objetivos do encontro.  (15min)
      4.  Organização de cinco grupos para a leitura e análise dos objetivos de aprendizagem por disciplina (60min)
      5.  Pausa para lanche (15min)
      6.  Seminário das sugestões e intervenções dos grupos. (1h30min)
            - Leitura das tabelas de cada disciplina, com intervenções para a análise e proposições.
           - Registro das mudanças propostas.
      7.  Roda de avaliação sobre o encontro (15min)
      8. Dinâmica de conclusão: texto em slides Abraços.


Sequência de atividades

  1. Acolhida:
    • Entrega de cartãozinho colorido com frase de Rubem Alves.
    • Leitura colaborativa do vídeo “Rubem Alves compartilha lições de um professor”, com foco para a importância do que ensinamos aos alunos.
 
  1. Apresentação da Finalidade do encontro:
ü     Leitura do ofício circular aos gestores, que apresenta a importância da contribuição da comunidade na composição do documento da BNCC.
ü     Questionamentos prévios:
- Vocês conhecem a Base Nacional Comum Curricular?Alguma vez acessaram o site da BNCC para fazer contribuições?
- Para você, qual a principal finalidade de conhecer a Base Curricular?
  1. Estudo dos objetivos de aprendizagem de cada disciplina
ü  Apresentar as tabelas dos objetivos de aprendizagem
ü  Explicar como está organizada cada tabela (Eixo/ano/unidade/código)
ü  Organização de cinco grupos para a leitura e análise dos objetivos de aprendizagem por disciplina.
ü  Realizar uma dinâmica para a divisão de grupos com 4 componentes, que mesclem professores de várias séries junto aos pais.
- Solicitar que cada grupo eleja um relator e um secretário para escreverem suas proposições numa tabela  que contenha a disciplina, o código do objetivo e a alteração.
-Explicar como irão utilizar a tabela de proposições.
     4.  Seminário de apresentação de proposições e intervenções
*ü  - Apresentação, por grupo, das tabelas de cada disciplina, com as prováveis intervenções e alterações.
ü  Permitir que os demais participantes também deem sugestões durante a leitura dos objetivos.
ü  - Registro das mudanças propostas.

  1. Roda de avaliação:
*Solicitar que os participantes expressem suas dúvidas e os aspectos positivos e negativos da forma como os conteúdos estão expressos. Se há algum conteúdo previsto de que discordem
ou se acrescentariam outros temas não citados.
 6. Dinâmica de conclusão:
*Leitura do texto em slides Abraços.
*Momento de despedida com um abraço e uma mensagem de motivação.





*




*

Um comentário: