terça-feira, 28 de junho de 2016

Formações Continuadas na Escola - Planejamento inicial 2016


PREFEITURA MUNICIPAL DE SENA MADUREIRA
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA



Formação continuada para professores de Ensino Fundamental

Tema: Planejamento escolar visando um ensino e aprendizagem de alto nível
Data: 24 a 26/02/2016
Carga horária: 9h
Horário: 17h30 às 21h30
Perfil do grupo: Professores das séries iniciais do ensino fundamental com necessidade de uma formação mais objetiva para aperfeiçoar o seu planejamento pedagógico.
Objetivos:
  • Analisar os dados de 2015 e discutir ações para 2016, visando contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem de alto nível dos alunos;
·         Incentivar a equipe docente quanto à constituição de um trabalho coletivo em favor da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos.
·         Sugerir ações e orientar o planejamento para as primeiras semanas de aula.
·         Sistematizar ações para o trabalho de apoio pedagógico em 2016.

Conteúdos:
  • Avaliação e reflexão sobre os indicadores da escola nos dois últimos anos, com identificação de ações exitosas e desafios.
  • Comparativo entre as Ações definidas para 2015 e as cumpridas pela escola;
  • Definição de metas e ações pedagógicas para o ano letivo de 2016. 
  • Reflexão sobre situações reais do contexto pedagógico (gestão da sala, planejamento, relação com os pais...);
  • Análise de situações produtivas de ensino de Língua Portuguesa e Matemática. 
  • Orientação para elaboração da rotina semanal, da avaliação diagnóstica e do plano de aula.

Recursos didáticos:
  • Projetor  e slides com o conteúdo;
  • textos impressos (Orientações Curriculares; planos de ensino da SEME; atividades)
  • cartõezinhos de boas-vindas;
  • papel madeira, pincéis pilot e fita crepe;
  • vídeos motivacionais e pedagógicos.

Pauta  do encontro: 1° dia
  1. Sequência I: Iniciando os trabalhos:
·         Acolhida: Entrega de cartãozinho-maleta com o nome de uma colega, onde deverão escrever uma mensagem de incentivo.
·         Partilha de um lanche de boas vindas.
·         Definição de combinados no quadro tabela;
·         Apresentação da pauta e dos objetivos do encontro;
·         Apresentação do vídeo motivacional “A bagagem”.
·         Dinâmica de Avaliação: O que levo em minha bagagem para 2016?
·         Socialização e Registro da avaliação dos professores durante a dinâmica.
·         Sequência II – Mapeamento da situação da escola:
·         Análise coletiva dos indicadores de rendimento da escola nos dois últimos anos.
4. Sequência III: Produção de um pacto pela melhoria da nossa escola:
·         5. Definição da agenda de planejamento  
·         6. Agradecimentos e avisos.
Duração


15 min


5 min


1h:




1h




40 min




Responsável
Mikelce
Nilva

Siléa e Marly
Marly, Siléa,
Mikelce e Nilva

Marly, Siléa,
Mikelce

Nilva
Siléa
Mikelce





Siléa
Mikelce

Pauta do 2° dia (Organizado para dois grupos diversos:  1º ao 3º e 4º ao 5º)
1.      Acolhida:  
ü  Sequência IV: O que fazer para melhorar a nossa prática?
ü  Produção em tabela para discutir sobre experiências pedagógicas de qualidade.
·         Sequência VIII: Planejar é preciso
·         Planejamento da 1ª semana de aula:
·         Agrupamentos por ano escolar para a produção da 1ª rotina.

·         Sequência IX: Organização/Revisão de avaliações diagnósticas
·         Levantamento de conhecimentos prévios sobre a avaliação diagnóstica e sua importância para a organização do trabalho docente.
·         Leitura de expectativas de aprendizagem de cada ano escolar.
·         Revisão da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, considerando as expectativas de aprendizagem e os descritores referentes ao ano escolar vigente.
·         Dinâmica de final de encontro


10min

40min:



1h10



1h 10:




Marly, Nilva  e Mikelce



Siléa, Nilva e
Mikelce






Siléa, Marly,
Nilva e Mikelce

Um comentário:

  1. Ótimo esses encontros, são de fundamental importância para nossa prática em sala de aula estou adorando participar, são momentos em que tiramos muitas dúvidas na hora de planejar nossas aulas.

    ResponderExcluir