PREFEITURA MUNICIPAL
DE SENA MADUREIRA
SECRETARIA DE ESTADO
DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA
Formação continuada para professores de Ensino
Fundamental
Tema: Planejamento escolar visando um
ensino e aprendizagem de alto nível
|
||
Data: 24 a 26/02/2016
Carga horária: 9h
Horário: 17h30 às 21h30
|
||
Perfil do grupo: Professores das séries iniciais do ensino
fundamental com necessidade de uma formação mais objetiva para aperfeiçoar o
seu planejamento pedagógico.
|
||
Objetivos:
·
Incentivar a equipe docente quanto à
constituição de um trabalho coletivo em favor da qualidade da aprendizagem
dos nossos alunos.
·
Sugerir ações e orientar o planejamento para
as primeiras semanas de aula.
·
Sistematizar ações para o trabalho de apoio
pedagógico em 2016.
|
||
Conteúdos:
|
||
Recursos didáticos:
|
||
Pauta do encontro: 1° dia
·
Acolhida:
Entrega de cartãozinho-maleta com o nome de uma colega, onde deverão escrever
uma mensagem de incentivo.
·
Partilha
de um lanche de boas vindas.
·
Definição
de combinados no quadro tabela;
·
Apresentação
da pauta e dos objetivos do encontro;
·
Apresentação
do vídeo motivacional “A bagagem”.
·
Dinâmica
de Avaliação: O que levo em minha bagagem para 2016?
·
Socialização
e Registro da avaliação dos professores durante a dinâmica.
·
Sequência
II – Mapeamento da situação da escola:
·
Análise
coletiva dos indicadores de rendimento da escola nos dois últimos anos.
4. Sequência III: Produção de um pacto pela melhoria da
nossa escola:
·
5.
Definição da agenda de planejamento
·
6.
Agradecimentos e avisos.
|
Duração
15 min
5 min
1h:
1h
40 min
|
Responsável
Mikelce
Nilva
Siléa e Marly
Marly, Siléa,
Mikelce e Nilva
Marly, Siléa,
Mikelce
Nilva
Siléa
Mikelce
Siléa
Mikelce
|
Pauta
do 2° dia (Organizado para dois grupos diversos: 1º ao 3º e 4º ao 5º)
1.
Acolhida:
ü Sequência IV: O que fazer para melhorar
a nossa prática?
ü Produção
em tabela para discutir sobre experiências pedagógicas de qualidade.
·
Sequência VIII: Planejar é preciso
·
Planejamento
da 1ª semana de aula:
·
Agrupamentos
por ano escolar para a produção da 1ª rotina.
·
Sequência IX: Organização/Revisão de
avaliações diagnósticas
·
Levantamento
de conhecimentos prévios sobre a avaliação diagnóstica e sua importância para
a organização do trabalho docente.
·
Leitura
de expectativas de aprendizagem de cada ano escolar.
·
Revisão
da avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática, considerando as
expectativas de aprendizagem e os descritores referentes ao ano escolar
vigente.
·
Dinâmica
de final de encontro
|
10min
40min:
1h10
1h
10:
|
Marly, Nilva e Mikelce
Siléa, Nilva e
Mikelce
Siléa, Marly,
Nilva e
Mikelce
|
Ótimo esses encontros, são de fundamental importância para nossa prática em sala de aula estou adorando participar, são momentos em que tiramos muitas dúvidas na hora de planejar nossas aulas.
ResponderExcluir