GOVERNO DO ESTADO DO
ACRE
SECRETARIA DE ESTADO
DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA
Formação continuada para professores de
Ensino Fundamental
Tema: Formando leitores competentes – Plano
de capacidades de leitura
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Data: 15/06/2016
Carga horária por encontro: 3h
Horário: 16h15 às 19h15min
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Perfil do grupo: Professores das séries iniciais do ensino
fundamental com necessidade de planejar e aplicar procedimentos didáticos mais
eficazes para desenvolver a proficiência leitora dos alunos.
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Objetivo: Ampliar os conhecimentos dos professores sobre as estratégias
e capacidades de leitura e dar-lhes suporte teórico e, principalmente,
prático para que desenvolvam atividades adequadas às necessidades da turma.
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Conteúdos:
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Recursos didáticos:
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Pauta geral dos encontros:
1°
encontro
1.
Acolhida e apresentação dos objetivos do encontro (15
min)
2. Atividade problematizadora com a música “A paz” e painel “Retrato
da paz” (30 min)
3. (Simulação) Leitura colaborativa do texto “Retratar a paz”, para
promover reflexão sobre práticas adequadas de leitura. (30 min)
4. Reflexão e orientações sobre a proficiência leitora dos alunos e as
estratégias conhecidas pelos professores (15 min)
5. Estudo das capacidades de leitura com sugestões
para trabalhar com o texto “Retratar a paz”
(60 min)
6. Pausa para lanche (15min)
7. Exposição de mais um exemplo prático
de atividade com o uso de estratégias de leitura – lenda
“Irapuru, o canto que encanta {com lacunas} (40 min)
8. Socialização das atividades produzidas
pelas professoras. (30min)
9. Avaliação do encontro. (10 min)
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Seqüência de atividades
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- Receber as professoras com
cartões de boas vindas e docinhos.
ü
Explicar a dificuldade que foi percebida
durante o acompanhamento da atividade de leitura nas classes, bem como o
procedimento adequado da devolutiva - que é a formação em serviço.
ü
Esperamos que após esses encontros as
professoras possam ter conhecimento e prática básica para fazer seus planos
de leitura
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2.
Dinâmica de problematização: A paz
2.1. Audição da música “A paz” de Gilberto Gil
2.2.Questionamentos sobre o
título do texto exposto no mural
2.3.Pedir que cada professor selecione uma figura que represente para si
o retrato da paz.
2.4. Comentários sobre suas escolhas e colar as imagens no painel
“O retrato da paz”.
2.5. Questionar as imagens que sobraram: “Por que não foram escolhidas?”
Provavelmente porque retratam situações contrárias à paz (guerra, tempestade,
tumulto...)
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3. Simulação de leitura
colaborativa do texto: “Retratar a paz”
ANTES:
ü Registrar o título no quadro.
ü Fazer os questionamentos prévios e registrá-los no
quadro:
- O que este título nos faz imaginar sobre o
texto que leremos?
- O texto que leremos é uma parábola. Você já
leu alguma? Onde você encontrou a parábola que leu? Poderia dizer como é uma
parábola? Para que elas existem? O que elas despertam em nós?
-
Em que tipo de linguagem (formal ou informal) geralmente as parábola são
escritas?
DURANTE:
ü Entregar cópia do texto e pedir que aguardem o
comando para todos lerem acompanhando simultaneamente a leitura.
ü Leitura
oral do texto com pausas estratégicas
(CHECANDO
COM O REGISTRO DO QUADRO)
-
2º parágrafo: O que o texto nos diz
nesses primeiros parágrafos? Para que
o rei convocou o concurso?
- 3º parágrafo: Como será a imagem do quadro escolhido pelo
rei?
-5º
parágrafo: Por que vocês acham que
o rei escolheu o quadro da tempestade?
-Último
parágrafo: E sobre a mensagem final, podemos dizer que está coerente com
o enredo do texto? O que esta mensagem significa pra vocês?
APÓS
A LEITURA (Retornar aos registros):
ü O texto confirmou as ideias que imaginamos sobre o
texto?
ü Agradou-lhes o conteúdo do texto? Por quê?
ü A paz descrita é como pensávamos?
ü Após a leitura, como você agora define a paz? Muda
ou mantém a definição de antes?
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3.
ORIENTAÇÕES:
ü Explicar que muitos professores já
procuram fazer esses procedimentos, mas sem planejar metodicamente o que irá
questionar com os alunos.
ü Sem planejamento não se desenvolve a
proficiência leitora, pois cada texto, cada gênero e cada contexto de leitura
precisa de indagações específicas, para alcançar seus objetivos. Caso
contrário torna-se apenas uma atividade banal e meramente automática.
ü Comentários sobre a importância do
trabalho com as estratégias e capacidades de leitura.
ü Explanação sobre as diversas estratégias e
a adaptação conforme o nível dos alunos.
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4.
Sugestões
para trabalhar as estratégias e capacidades de leitura com o texto “Retratar
a paz”
ü Entregar o texto e a tabela, informar que
eles têm o teor puramente pedagógico, portanto possuem termos que não
precisam ser utilizados com os alunos.
ü Explicar que o teor das instruções do
encontro é parapedagógico, servindo como exemplo para produção de planos
de leitura.
ü Analisar
os slides sobre as capacidades de leitura (Capacidades
de decodificação, de compreensão e de apreciação de réplica do leitor)
ü Reconhecer
no plano as principais capacidades e suas funções para a
proficiência leitora, bem como exemplos
de perguntas que as contemplem.
ü
Ao
final, questionar com os professores as necessidades e dificuldades em
trabalhar com essa metodologia.
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6. Estudo de mais um exemplo
prático de atividade com o uso de estratégias de leitura
* Leitura colaborativa da lenda “Irapuru, o canto que encanta” (Projeto Coopera, 3º
ano, p. 130-136)
* Solicitar que as professoras (reunidas
pela série de trabalho) criem, a exemplo do texto “Retratar a paz”, as
perguntas que faltam para desenvolver algumas capacidades de leitura.
{Preenchimento de lacunas}
*Socializar as perguntas
elaboradas pelo grupo.
*Intervenções das
coordenadoras em relação à correspondência entre as perguntas elaboradas e as
estratégias/capacidades definidas.
*Organizar um único plano
(projetado no computador) com todas as propostas.
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Avaliação do encontro
1. Responder às perguntas:
- O que aprendi neste encontro
sobre capacidades de leitura?
- O que gostaria de aprender?
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Formação
continuada para professores de Ensino Fundamental
Tema: Formando leitores competentes –
Plano de capacidades de leitura
Data: 24/06/2016
Horário: 17h às 20h
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Pauta do 2º encontro
1.
Acolhida e apresentação dos
objetivos do encontro (15min)
2. Revisão do encontro anterior (15min)
3. Socialização do plano de leitura
produzido pelas professoras com o uso de capacidades de leitura – lenda
“Irapuru, o canto que encanta (60min)
4. Pausa para lanche (10min)
5. Oficina de estudo das
modalidades de leitura (70min)
6.
Avaliação do encontro. (10min)
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1. Acolhida com a brincadeira do ursinho:
Cada participante demonstra um
ato de carinho numa parte de um ursinho como se fosse em alguém muito
querido.
Depois a coordenadora informa
que esse alguém está ao seu lado e que precisa fazer a mesma manifestação de
afeto.
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2. Revisão do encontro anterior:
Questionar: “O que ficou de
mais significativo para nossa aprendizagem e profissão?”
Roda de conversa.
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3. Continuação do Estudo de mais um exemplo prático de atividade com o uso de
estratégias de leitura
·
Leitura
colaborativa da lenda “Irapuru, o canto que encanta” (Projeto Coopera, 3º
ano, p. 130-136)
ü Socializar as perguntas elaboradas pelo
grupo.
ü Intervenções das coordenadoras em relação
à correspondência entre as perguntas elaboradas e as estratégias/capacidades
definidas.
ü Organizar um único plano (projetado no
computador) com todas as propostas.
·
Proposta de produção de um plano por
semana:
A cada semana, o grupo de professores por
série ficarão com o compromisso para planejar uma atividade que contemplem as
capacidades de leitura.
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4. Oficina
de Estudo das modalidades de leitura
·
Entregar
uma cópia do resumo das modalidades de leitura.
·
Apresentar
os slides com as definições, finalidades e procedimentos das modalidades de
leitura.
·
Realizar
uma leitura pontual das modalidades, elencando uma professora para ler uma
das modalidades.
·
Oficina prática:
ü Distribuir um livro didático para cada
grupo de professor (por série):
- 1º e 2º ano: Língua Portuguesa
- 3º ano: Ciências integradas
- 4º ano: Geografia
- 5º ano: História
ü Realizar um sorteio das modalidades entre
os grupos.
ü Encaminhar uma ação prática pelos grupos,
pedindo que representem o procedimento para realizar uma modalidade como se
estivesse na sala de aula.
ü Pedir que selecionem um texto para que
possam organizar uma atividade utilizando a modalidade sorteada.
ü Lembrar que não é uma avaliação de sua
metodologia, mas uma forma de tirar dúvidas quanto ao desenvolvimento das
modalidades.
ü Explicar que terão apenas 15 minutos para
se organizarem: um será o professor e os outros se comportarão como alunos,
como em uma encenação.
·
Momento da Socialização:
ü Cada grupo terá no máximo 15 minutos para
apresentar sua atividade e depois poderá focar nas dúvidas sobre a execução
do trabalho.
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5. Avaliação
do encontro:
Distribuir
tarjetas para duplas ou grupos, contendo uma das perguntas abaixo:
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Que sugestões temos para o próximo encontro?
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Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse encontro foi nota dez, nele podemos aprender mais sobre as capacidades de leitura, como usar essas capacidades em nossos alunos, foram várias atividades produtivas que nossas coordenadoras prepararam à nós professores.
ResponderExcluirFormação nota 1000. Aprendemos muito!
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