terça-feira, 28 de junho de 2016

Formação na escola - Plano de capacidades de leitura

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA

*
Formação continuada para professores de Ensino Fundamental
Tema: Formando leitores competentes – Plano de capacidades de leitura

Data: 15/06/2016 
Carga horária por encontro: 3h
Horário: 16h15 às 19h15min
Perfil do grupo: Professores das séries iniciais do ensino fundamental com necessidade de planejar e aplicar procedimentos didáticos mais eficazes para desenvolver a proficiência leitora dos alunos.
Objetivo: Ampliar os conhecimentos dos professores sobre as estratégias e capacidades de leitura e dar-lhes suporte teórico e, principalmente, prático para que desenvolvam atividades adequadas às necessidades da turma.
Conteúdos:
  • A importância do planejamento do professor na prática de leitura.               
  • Reflexão sobre as práticas didáticas de leitura desenvolvidas em classe.
  • Atividade para desenvolver capacidades de leitura que contribuem na formação do leitor competente.
  • Sugestões de atividades para antes, durante e depois da leitura. 

Recursos didáticos:
  • projetor interativo;
  • textos multicopiados;
  • cartõezinhos de boas-vindas;
  • slides com o conteúdo.
  • Painel “RETRATO DA PAZ”
Pauta geral dos encontros:
 1° encontro
     1.  Acolhida  e apresentação dos objetivos do encontro (15 min)
      2. Atividade problematizadora com a música “A paz” e painel “Retrato da paz” (30 min)
      3. (Simulação) Leitura colaborativa do texto “Retratar a paz”, para promover reflexão sobre práticas adequadas de leitura. (30 min)
     4. Reflexão e orientações sobre a proficiência leitora dos alunos e as estratégias conhecidas pelos professores (15 min)
5.  Estudo das capacidades de leitura com sugestões para trabalhar com o texto “Retratar a paz”
(60 min) 
     6. Pausa para lanche (15min)
         7. Exposição de mais um exemplo prático de atividade com o uso de estratégias de leitura lenda “Irapuru, o canto que encanta {com lacunas}   (40 min)
      8.    Socialização das atividades produzidas pelas professoras. (30min)
      9.  Avaliação do encontro. (10 min)

Seqüência de atividades

  1. Acolhida:
- Receber as professoras com cartões de boas vindas e docinhos.

  1. Apresentação dos objetivos do encontro
ü  Explicar a dificuldade que foi percebida durante o acompanhamento da atividade de leitura nas classes, bem como o procedimento adequado da devolutiva - que é a formação em serviço.
ü  Esperamos que após esses encontros as professoras possam ter conhecimento e prática básica para fazer seus planos de leitura
2.      Dinâmica de problematização: A paz
2.1. Audição da música “A paz” de Gilberto Gil
2.2.Questionamentos sobre o título do texto exposto no mural 
2.3.Pedir que cada professor selecione uma figura que represente para si o retrato da paz.
2.4. Comentários sobre suas escolhas e colar as imagens  no painel  “O retrato da paz”.
2.5. Questionar as imagens que sobraram: “Por que não foram escolhidas?” Provavelmente porque retratam situações contrárias à paz (guerra, tempestade, tumulto...)

3. Simulação de leitura colaborativa do texto: “Retratar a paz”

ANTES:
ü  Registrar o título no quadro.
ü  Fazer os questionamentos prévios e registrá-los no quadro:
-  O que este título nos faz imaginar sobre o texto que leremos?
-  O texto que leremos é uma parábola. Você já leu alguma? Onde você encontrou a parábola que leu? Poderia dizer como é uma parábola? Para que elas existem? O que elas despertam em nós?
- Em que tipo de linguagem (formal ou informal) geralmente as parábola são escritas?

DURANTE:
ü    Entregar cópia do texto e pedir que aguardem o comando para todos lerem acompanhando simultaneamente a leitura.

ü    Leitura oral do texto com pausas estratégicas
 (CHECANDO COM O REGISTRO DO QUADRO)
          
- 2º parágrafo: O que o texto nos diz nesses primeiros parágrafos?  Para que o rei convocou o concurso?
- 3º parágrafo:  Como será a imagem do quadro escolhido pelo rei?
-5º parágrafo: Por que vocês acham que o rei escolheu o quadro da tempestade?
-Último parágrafo: E sobre a mensagem final, podemos dizer que está coerente com o enredo do texto? O que esta mensagem significa pra vocês?

APÓS A LEITURA (Retornar aos registros):
ü    O texto confirmou as ideias que imaginamos sobre o texto?
ü    Agradou-lhes o conteúdo do texto? Por quê?
ü    A paz descrita é como pensávamos?
ü    Após a leitura, como você agora define a paz? Muda ou mantém a definição de antes?
3.      ORIENTAÇÕES:
ü  Explicar que muitos professores já procuram fazer esses procedimentos, mas sem planejar metodicamente o que irá questionar com os alunos.

ü  Sem planejamento não se desenvolve a proficiência leitora, pois cada texto, cada gênero e cada contexto de leitura precisa de indagações específicas, para alcançar seus objetivos. Caso contrário torna-se apenas uma atividade banal e meramente automática.

ü  Comentários sobre a importância do trabalho com as estratégias e capacidades de leitura.

ü  Explanação sobre as diversas estratégias e a adaptação conforme o nível dos alunos.

4.      Sugestões para trabalhar as estratégias e capacidades de leitura com o texto “Retratar a paz”
ü  Entregar o texto e a tabela, informar que eles têm o teor puramente pedagógico, portanto possuem termos que não precisam ser utilizados com os alunos.

ü  Explicar que o teor das instruções do encontro é parapedagógico, servindo como exemplo para produção de planos de leitura.

ü  Analisar os slides sobre as capacidades de leitura (Capacidades de decodificação, de compreensão e de apreciação de réplica do leitor)

ü  Reconhecer no plano as principais capacidades e suas funções para a proficiência leitora, bem como exemplos de perguntas que as contemplem.

ü  Ao final, questionar com os professores as necessidades e dificuldades em trabalhar com essa metodologia.


6. Estudo de mais um exemplo prático de atividade com o uso de estratégias de leitura
* Leitura colaborativa da lenda “Irapuru, o canto que encanta” (Projeto Coopera, 3º ano, p. 130-136)
 * Solicitar que as professoras (reunidas pela série de trabalho) criem, a exemplo do texto “Retratar a paz”, as perguntas que faltam para desenvolver algumas capacidades de leitura.
{Preenchimento de lacunas}
*Socializar as perguntas elaboradas pelo grupo.
*Intervenções das coordenadoras em relação à correspondência entre as perguntas elaboradas e as estratégias/capacidades definidas.
*Organizar um único plano (projetado no computador) com todas as propostas.

Avaliação do encontro
1. Responder às perguntas:
- O que aprendi neste encontro sobre capacidades de leitura?
- O que gostaria de aprender?



Formação continuada para professores de Ensino Fundamental

Tema: Formando leitores competentes – Plano de capacidades de leitura

Data: 24/06/2016
Horário: 17h às 20h

Pauta do 2º encontro
      1.  Acolhida  e apresentação dos objetivos do encontro (15min)
      2. Revisão do encontro anterior (15min)
      3. Socialização do plano de leitura produzido pelas professoras com o uso de capacidades de leitura – lenda “Irapuru, o canto que encanta   (60min)
     4. Pausa para lanche (10min)
     5.  Oficina de estudo das modalidades de leitura (70min) 
     6.  Avaliação do encontro. (10min)
1. Acolhida com a brincadeira do ursinho:
Cada participante demonstra um ato de carinho numa parte de um ursinho como se fosse em alguém muito querido.
Depois a coordenadora informa que esse alguém está ao seu lado e que precisa fazer a mesma manifestação de afeto.
2. Revisão do encontro anterior:
Questionar: “O que ficou de mais significativo para nossa aprendizagem e profissão?”
Roda de conversa.
3. Continuação do Estudo de mais um exemplo prático de atividade com o uso de estratégias de leitura
·         Leitura colaborativa da lenda “Irapuru, o canto que encanta” (Projeto Coopera, 3º ano, p. 130-136)
ü  Socializar as perguntas elaboradas pelo grupo.
ü  Intervenções das coordenadoras em relação à correspondência entre as perguntas elaboradas e as estratégias/capacidades definidas.
ü  Organizar um único plano (projetado no computador) com todas as propostas.
·         Proposta de produção de um plano por semana:
A cada semana, o grupo de professores por série ficarão com o compromisso para planejar uma atividade que contemplem as capacidades de leitura.
4. Oficina de Estudo das modalidades de leitura
·         Entregar uma cópia do resumo das modalidades de leitura.
·         Apresentar os slides com as definições, finalidades e procedimentos das modalidades de leitura.
·         Realizar uma leitura pontual das modalidades, elencando uma professora para ler uma das modalidades.
·         Oficina prática:
ü  Distribuir um livro didático para cada grupo de professor (por série):
- 1º e 2º ano: Língua Portuguesa
- 3º ano: Ciências integradas
- 4º ano: Geografia
- 5º ano: História
ü  Realizar um sorteio das modalidades entre os grupos.
ü  Encaminhar uma ação prática pelos grupos, pedindo que representem o procedimento para realizar uma modalidade como se estivesse na sala de aula.
ü  Pedir que selecionem um texto para que possam organizar uma atividade utilizando a modalidade sorteada.
ü  Lembrar que não é uma avaliação de sua metodologia, mas uma forma de tirar dúvidas quanto ao desenvolvimento das modalidades.
ü  Explicar que terão apenas 15 minutos para se organizarem: um será o professor e os outros se comportarão como alunos, como em uma encenação.
·         Momento da Socialização:
ü  Cada grupo terá no máximo 15 minutos para apresentar sua atividade e depois poderá focar nas dúvidas sobre a execução do trabalho.
5. Avaliação do encontro:
Distribuir tarjetas para duplas ou grupos, contendo uma das perguntas abaixo:

*      Quais foram as nossas descobertas do encontro de hoje?
*      O que foi positivo?
*      O que poderia ser melhor?
      Que sugestões temos para o próximo encontro?




















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3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Esse encontro foi nota dez, nele podemos aprender mais sobre as capacidades de leitura, como usar essas capacidades em nossos alunos, foram várias atividades produtivas que nossas coordenadoras prepararam à nós professores.

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  3. Formação nota 1000. Aprendemos muito!

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