Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliziário Távora
Modelos de ficha para fazer análise literária
1.
Orientações
para estudo de livro:
Ao ler um texto, é necessário entender o seguinte:
|
1. Qual o nome da história? Onde isso ocorreu? Em que época?
|
2. Qual é a história principal?
|
3. Qual é o personagem principal?
|
4. Como se chamam os outros personagens?
|
5. A leitura é alegre ou triste? Justifique.
|
6. Como termina a história?
|
7. Quantos parágrafos possuem o texto?
|
8. Que outro título você poderia dar a esse texto?
|
9. Agora, tente narrar o texto com suas palavras. Conseguiu? Ótimo!
Não conseguiu? Torne a ler o texto novamente com atenção até conseguir
entender o que leu. Só assim você progredirá.
|
10. Observe as palavras difíceis e procure-as no dicionário, para
identificar seu significado conforme o contexto da leitura.
|
Coragem, seu progresso será intenso e maravilhoso!
|
2.
ROTEIRO
DE ANÁLISE DE LEITURA
1- Identifique, no livro, o nome:
|
|
a) do livro:
|
|
b) dos autores:
|
|
c) dos ilustradores:
|
|
d) da editora:
|
|
|
|
2 – Quais são as personagens que
aparecem na história?
|
|
|
|
3- Em que lugar/ lugares acontece a
maior parte da história?
|
|
|
|
4- Quais as partes ou momentos do
livro que você mais gostou? Por quê?
|
|
|
|
5 – Se você fosse o escritor, o que
mudaria nessa história?
|
|
|
|
6- Dê sua opinião sobre o texto e as
ilustrações.
|
|
|
|
7 – Escreva, com suas palavras, sobre
a história que você leu.
|
|
|
|
8 –
Represente, em seu caderno, uma imagem que demonstre as partes que mais lhe
chamaram atenção no texto.
|
3. ANALISANDO UMA OBRA LITERÁRIA
Quando lemos um livro, além de
nos divertirmos, também tentamos entender a ideia do autor, através da análise
de sua obra. Ele nos diz o porquê, o quando, o onde e o como da história.
IDENTIFICANDO A OBRA
|
||||
AUTOR
|
TÍTULO
|
EDITORA/LOCAL
|
EDIÇÃO
|
Nº DE PÁGINAS
|
|
|
|
|
|
BIOGRAFIA DO AUTOR (resumo)
|
|
ESTRUTURA DA OBRA
|
||||
ENREDO (RESUMO DO TEXTO)
|
PERSONAGENS
|
LOCAL/AMBIENTE
|
ÉPOCA /TEMPO
|
GÊNERO TEXTUAL
|
|
|
|
|
|
CONCLUSÃO
|
Minha opinião sobre a obra:
|
Se você gosta de desenhar, ilustre a parte do texto que mais gostou.
|
4. Escola M. de
ensino Fundamental Eliziário Távora
ROTEIRO
DE ANÁLISE DE FILME
1- Identifique, no livro, o nome:
|
||
a) do FILME:
|
|
|
|
||
2 – Quais as principais personagens da
história?
|
|
|
|
||
3- Quem são as personagens secundárias?
|
|
|
|
||
4- De quais as partes do filme você
mais gostou? Por quê?
|
|
|
|
||
5 – Em que ambiente acontece a
história?
|
|
|
|
||
6- Se você fosse o
escritor/roteirista, o que mudaria nessa história?
|
|
|
|
||
7 – Escreva, por partes, o que
aconteceu no início, no meio e no final do filme.
|
|
|
8 – Qual p presente que Bela pediu a
seu pai?
|
|
|
9- E suas irmãs, o que pediram?
|
|
|
10 - Você gostou do filme? Por quê?
|
|
|
Desenhe uma cena que represente o clímax da história
|
||
|
||
Nenhum comentário:
Postar um comentário