PROJETO SOLETRANDO
Público-alvo:
alunos do
1° ao 5° ano
JUSTIFICATIVA
Na sociedade contemporânea, a
escrita se tornou um instrumento para a comunicação. Ela faz parte da vida de
todos nós. Por onde quer que olhemos, andemos, viajemos, há palavras. Nos
livros, placas, cartazes, outdoors, embalagens, vídeos, computadores... E nós,
como cidadãos ativos e produtivos, devemos conhecer as palavras, para ler,
compreender e até mesmo, escrever ortograficamente.
Sabemos da dificuldade que nossos
alunos têm de dominar os recursos da língua materna, especialmente da
modalidade escrita, por causa da infinidade de normas ortográficas, nem sempre objetivas, já que se desdobram em dezenas de
sub-regras e inúmeras exceções. A escola precisa, além de apresentar aos alunos
estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão voltada para o
letramento. Para tanto, é necessário desenvolver ações que estimulem também a
escrita correta das palavras, através de leituras, de encaminhamentos didáticos
mais eficazes, de atividades lúdicas, que favoreçam o entusiasmo de estudar a
grafia das palavras.
Foi pensando nessa problemática que
organizamos esse projeto de Concurso de soletração, no qual poderão ser
trabalhadas regras da ortografia regular, bem como dicas da ortografia regular
e irregular, de maneira mais divertida e competitiva, o que se torna, ao mesmo
tempo, mais instigante e mais produtivo para os alunos.
OBJETIVO GERAL
Promover a ampliação vocabular dos
alunos, por meio de atividades que instiguem a reflexão sobre os conhecimentos
ortográficos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Sanar dificuldades
ortográficas;
.
Escrever de acordo com o sistema ortográfico vigente.
· Ampliar o vocabulário dos
alunos;
· Despertar o interesse pela
leitura e pela escrita correta;
· Compreender o significado das
palavras e sua morfologia;
· Fazer com que os alunos tenham
mais facilidade na grafia correta das palavras;
· Incentivar todos os alunos a
participar;
· Conhecer algumas normas do novo
acordo ortográfico de Língua Portuguesa;
. Entender a variação ortográfica
de determinados vocábulos conforme sua aplicação no contexto de comunicação.
PRODUTO FINAL
Como
culminância desse projeto, pretendemos realizar um Concurso de soletração com
representantes de todas as turmas da Escola Eliziário Távora, tendo como
premiações medalhas e material de estudo.
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
A grafia das palavras na Língua
Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e
para entendê-la. Para trabalhar com a ortografia irregular - aquela em que não
há regras claras para sua aplicação - o incentivo ao hábito da leitura, ao
treino da escrita e memorização ainda é a melhor solução. Já para desenvolver
uma escrita correta das palavras que estão agrupadas como parte da ortografia
regular, são necessários encaminhamentos didáticos que priorizem a reflexão por
meio de atividades de comparações, de aplicação no contexto e de compreensão de
regras morfológicas, gramaticais e fonéticas.
Com base nesses conhecimentos didáticos,
organizamos uma sequência de atividades voltadas para o ensino eficaz desses
dois tipos de ortografia - a regular e a irregular.
1. Falar
sobre o projeto com os alunos, focando a importância do conhecimento das normas
ortográficas para se ter um bom desempenho escritor.
2.
Realizar, individualmente, a reescrita de um texto já conhecido pela turma,
para diagnosticar as maiores dificuldades ortográficas dos alunos.
3.
Detalhar em fichas específicas o tipo de dificuldade ortográfica detectada:
regularidades diretas; regularidades contextuais, regularidades
morfológico-gramaticais; e irregularidades.
4.
Organizar, no planejamento semanal, sequências de atividades específicas para
atender às necessidades de aprendizagem ortográfica. Por exemplo, se a turma
apresentou mais problemas com o emprego de M e N no final de sílabas, o
professor priorizará atividades que conduzam à reflexão sobre o uso dessas
letras conforme o contexto da palavra. Assim, poderá trabalhar com recorte e
colagem de palavras, construção de regras coletivas, registro de descobertas a
partir de análises pessoais, escrita de termos em textos com lacunas, ditados
interativos, e jogos, como: cruzadinha, bingo, forca, etc.
5. Após,
várias aulas com foco no emprego de diferentes normas ortográficas, a
professora realizará a primeira fase de seleção dos alunos, partindo da
soletração individual de palavras estudadas em classe. Para isso, ela separará
diversas
palavras em envelopes que podem ser especificados pelo tipo ortográfico, para
serem sorteados pelos alunos participantes.
6. Desse
modo, em cada turma acontecerá a parte mais importante do “Soletrando”, na qual
os alunos estudarão e demonstrarão seus conhecimentos ortográficos, passando
por várias fases da competição na própria classe.
7. Ao
final do concurso de cada turma, será selecionado apenas um aluno para a fase
final, que contará com a presença de representantes de todas as turmas e de
toda a comunidade escolar.
Providências:
· Envolver todos os alunos na
competição;
· Comunicar aos pais sobre a
importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos na memorização das
palavras;
· Escolher as palavras de acordo
com o nível da série e do conteúdo ortográfico explorado pela turma e, se
possível, elaborar em conjunto a mesma lista para cada ano escolar.
· Trabalhar as palavras com
antecedência, utilizando diferentes atividades e metodologias;
· Incentivar os pais a assistirem
a competição;
· Expor o projeto soletrando onde
os pais e comunidade em geral poderão ter acesso (regulamento, objetivos, cronograma,
etc.);
· Criar fichas para cada
professor controlar a pontuação de cada aluno na competição dentro da sala;
· Realizar simulados da
competição em sala de aula;
· Juntar as palavras das etapas
realizadas em classe, para a etapa final;
· Premiar 1º, 2° e 3º colocados
de cada ano escolar (com exceção do 1º ano, que terá apenas 1° e 2º colocados);
· Divulgar por escrito em mural
os nomes dos alunos campeões;
· Escolher em conjunto:
professor, família e direção a premiação de cada turma, conscientizando que a
premiação poderá variar de uma turma para outra.
REGULAMENTO
1ª e 2ª
etapa
· A gincana “soletrando” será uma competição realizada por série e turno
escolar;
· Podem participar todos os
alunos matriculados (do 1º ao 5º ano);
· Se possível, elaborar em
conjunto a mesma lista de palavras para as respectivas séries. (Ex: professores
de todos os segundo anos produzem uma única lista);
· Realizar a competição por
série/ano e em sala de aula;
· A primeira e segunda etapa
serão realizadas dentro da sala de aula e regida pelo professor, se necessário
com o auxílio de uma das coordenadoras da escola;
. Quanto à lista de vocábulos, é
importante que contenha palavras que sejam adequadas ao nível da série e que tenham
sido estudadas durante o período escolar do ano vigente.
· Em cada etapa serão: 30
palavras para o 1º ano, 40 palavras para o 2º ano, 50 palavras para o 3º ano, 60
palavras para o 4º ano e 70 palavras para o 5º ano, sendo que as listas
receberão, no mínimo, mais 20 palavras para a grande final;
· Se houver palavras com a ortografia
irregular, os alunos deverão estudar com antecedência mínima de sete (7) dias
da data marcada para cada etapa;
. A professora poderá chamar à
frente da sala a cada três alunos pela ordem do diário de classe;
· Não será permitida ajuda ao
aluno que estiver soletrando;
· As palavras a serem soletradas
serão sorteadas numa caixinha e pronunciada pela professora;
· Caso o aluno não entenda a
palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas somente antes de iniciar
a soletração;
· O educando deverá repetir a
palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
· Se o aluno se esquecer de
pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá
repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso isso aconteça, a soletração
será considerada errada;
· A acentuação deverá ser
pronunciada após a letra acentuada a ser soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra,
acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo,
circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
· Se o professor desejar, além
das duas etapas poderá acrescentar mais etapas, desde que observe o cronograma
estabelecido;
· No final da 1ª etapa haverá a
eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 4 ou mais rodadas;
· Cada acerto valerá um (1)
ponto;
· Caso o educando falte na 1ª
etapa por motivo de saúde, desde que avise com antecedência, poderá ter uma
chance posteriormente. Nas demais etapas, não terá segunda chance, pois será
fase classificatória e de premiação;
· Em cada etapa, os alunos
poderão ter sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também
serão divulgados os nomes dos finalistas de cada série/ano;
· Na 2ª etapa, somente os
finalistas das classes participarão. As rodadas acontecerão de acordo com a
somatória de pontos de cada aluno. Será reconhecido como vencedor, o aluno que obtiver mais pontos, ou seja, que
acertar mais palavras;
· Se ocorrer empate, os empatados
continuarão a disputa em rodadas “extras” até encontrar o último finalista;
REGULAMENTO
DA GRANDE FINAL
· A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os três (3)
alunos selecionados em cada série/ano escolar (1 por turma);
· Toda a comunidade escolar
poderá assistir a grande final, que será realizada com os dois turnos, mas
ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
· Quem se sentir prejudicado por
qualquer motivo, deve recorrer à mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser
tomada;
· A mesa julgadora será formada
pelo professor regente, pela diretora e pelas coordenadoras de ensino e
pedagógica. Portanto na mesa julgadora
deverá ter no mínimo três (3) componentes.
. A mesa receberá as listas com
as palavras estabelecidas por série para acompanhamento;
· Um dos julgadores anotará numa
folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o
erro;
· Para que todos escutem com
clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone para o aluno
falar, para que seja ouvido com nitidez;
· Se ocorrer qualquer problema
técnico com o som e os componentes da mesa não conseguirem ouvir a palavra
soletrada, o aluno terá nova oportunidade;
· Cada série/ano terá a sua
própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma (todas as
palavras da 1ª e as acrescentadas para a
2ª etapa);
· O professor regente ficará
responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
· A competição iniciará por série
e os alunos participarão em ordem das turmas (A - B - C) ;
· As palavras a serem soletradas
serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo apresentador;
· Caso o aluno não entenda a
palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a
soletração;
· Se o aluno começar a soletrar e
pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
· O educando deverá repetir a
palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
· Se o aluno esquecer-se de
pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá
repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será
considerada errada;
· A acentuação deverá ser
pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra,
acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo,
circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
· O aluno que errar será
desclassificado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os
participantes;
· A competição acabará quando
encontrar o 1° colocado de cada ano escolar;
· Para critério de desempate haverá vinte (20) palavras “extras”, (com maior grau de dificuldade) selecionadas
antecipadamente pela professora regente de acordo com o nível de sua turma;
· Os professores ajudarão na
escolha dos prêmios;
· A competição final será
realizada por turno e série e serão premiados do 1º ao 5º lugar de cada série/
ano escolar. Sendo: 1º lugar (1 medalha dourada e 1 prêmio), 2º e 3º lugar
(medalhas de prata e bronze);
· Os alunos que ficarem em 4º e
5º lugar em suas respectivas séries receberão medalhas (de acordo com a ordem
de classificação);
· Relatar no final da competição
a premiação de cada um;
· Os prêmios serão adquiridos com
a ajuda de toda a comunidade escolar;
· Por fim os alunos finalistas
terão seus nomes e classificação divulgados no mural da escola.
CRONOGRAMA
1ª Etapa
Desenvolvimento das atividades de ortografia: abril
a maio
Período de realização da 1ª fase do concurso na
classe: 1ª semana de junho
Rodadas de desempate: 2ª semana de junho
GRANDE FINAL
Realização do evento “Soletrando”: 27 de junho (sábado)
RECURSOS MATERIAIS:
· Dicionários;
. Atividades ortográficas
diversas;
· Banco de palavras;
· Aparelhagem de som e projeção;
· Prêmios.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o envolvimento dos alunos na competição,
verificando a aprendizagem adquirida na escrita das palavras estudadas.
Analisar os aspectos, as ações positivas e
negativas para fazer alterações, aperfeiçoando o projeto para a próxima edição
do soletrando.
Esse projeto foi nota dez, muito gratificante ver nossos alunos fazendo as atividades com entusiasmo e realmente aprendendo de forma lúdica.Parabéns a todos nós pelos resultados.
ResponderExcluirAs crianças adoraram e aprenderam bastante.
ResponderExcluirVc pode me enviar o projeto por PDF?!
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