terça-feira, 21 de junho de 2016

Projeto Soletrando

*ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA


 PROJETO SOLETRANDO

Público-alvo: alunos do 1° ao 5° ano

JUSTIFICATIVA
            Na sociedade contemporânea, a escrita se tornou um instrumento para a comunicação. Ela faz parte da vida de todos nós. Por onde quer que olhemos, andemos, viajemos, há palavras. Nos livros, placas, cartazes, outdoors, embalagens, vídeos, computadores... E nós, como cidadãos ativos e produtivos, devemos conhecer as palavras, para ler, compreender e até mesmo, escrever ortograficamente.
            Sabemos da dificuldade que nossos alunos têm de dominar os recursos da língua materna, especialmente da modalidade escrita, por causa da infinidade de normas ortográficas, nem sempre  objetivas, já que se desdobram em dezenas de sub-regras e inúmeras exceções. A escola precisa, além de apresentar aos alunos estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão voltada para o letramento. Para tanto, é necessário desenvolver ações que estimulem também a escrita correta das palavras, através de leituras, de encaminhamentos didáticos mais eficazes, de atividades lúdicas, que favoreçam o entusiasmo de estudar a grafia das palavras.
            Foi pensando nessa problemática que organizamos esse projeto de Concurso de soletração, no qual poderão ser trabalhadas regras da ortografia regular, bem como dicas da ortografia regular e irregular, de maneira mais divertida e competitiva, o que se torna, ao mesmo tempo, mais instigante e mais produtivo para os alunos.


OBJETIVO GERAL
            Promover a ampliação vocabular dos alunos, por meio de atividades que instiguem a reflexão sobre os conhecimentos ortográficos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Sanar dificuldades ortográficas;
.  Escrever de acordo com o sistema ortográfico vigente.
· Ampliar o vocabulário dos alunos;
· Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
· Compreender o significado das palavras e sua morfologia;
· Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
· Incentivar todos os alunos a participar;
· Conhecer algumas normas do novo acordo ortográfico de Língua Portuguesa;
. Entender a variação ortográfica de determinados vocábulos conforme sua aplicação no contexto de comunicação.
· Desenvolver o espírito competitivo.

PRODUTO FINAL
      Como culminância desse projeto, pretendemos realizar um Concurso de soletração com representantes de todas as turmas da Escola Eliziário Távora, tendo como premiações medalhas e material de estudo.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

            A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e para entendê-la. Para trabalhar com a ortografia irregular - aquela em que não há regras claras para sua aplicação - o incentivo ao hábito da leitura, ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor solução. Já para desenvolver uma escrita correta das palavras que estão agrupadas como parte da ortografia regular, são necessários encaminhamentos didáticos que priorizem a reflexão por meio de atividades de comparações, de aplicação no contexto e de compreensão de regras morfológicas, gramaticais e fonéticas.
            Com base nesses conhecimentos didáticos, organizamos uma sequência de atividades voltadas para o ensino eficaz desses dois tipos de ortografia - a regular e a irregular.

1. Falar sobre o projeto com os alunos, focando a importância do conhecimento das normas ortográficas para se ter um bom desempenho escritor.
2. Realizar, individualmente, a reescrita de um texto já conhecido pela turma, para diagnosticar as maiores dificuldades ortográficas dos alunos.
3. Detalhar em fichas específicas o tipo de dificuldade ortográfica detectada: regularidades diretas; regularidades contextuais, regularidades morfológico-gramaticais; e irregularidades.
4. Organizar, no planejamento semanal, sequências de atividades específicas para atender às necessidades de aprendizagem ortográfica. Por exemplo, se a turma apresentou mais problemas com o emprego de M e N no final de sílabas, o professor priorizará atividades que conduzam à reflexão sobre o uso dessas letras conforme o contexto da palavra. Assim, poderá trabalhar com recorte e colagem de palavras, construção de regras coletivas, registro de descobertas a partir de análises pessoais, escrita de termos em textos com lacunas, ditados interativos, e jogos, como: cruzadinha, bingo, forca, etc.
5. Após, várias aulas com foco no emprego de diferentes normas ortográficas, a professora realizará a primeira fase de seleção dos alunos, partindo da soletração individual de palavras estudadas em classe. Para isso, ela separará



diversas palavras em envelopes que podem ser especificados pelo tipo ortográfico, para serem sorteados pelos alunos participantes.
6. Desse modo, em cada turma acontecerá a parte mais importante do “Soletrando”, na qual os alunos estudarão e demonstrarão seus conhecimentos ortográficos, passando por várias fases da competição na própria classe.
7. Ao final do concurso de cada turma, será selecionado apenas um aluno para a fase final, que contará com a presença de representantes de todas as turmas e de toda a comunidade escolar.

Providências:
· Envolver todos os alunos na competição;
· Comunicar aos pais sobre a importância dos mesmos em incentivar e ajudar seus filhos na memorização das palavras;
· Escolher as palavras de acordo com o nível da série e do conteúdo ortográfico explorado pela turma e, se possível, elaborar em conjunto a mesma lista para cada ano escolar.
· Trabalhar as palavras com antecedência, utilizando diferentes atividades e metodologias;
· Incentivar os pais a assistirem a competição;
· Expor o projeto soletrando onde os pais e comunidade em geral poderão ter acesso (regulamento, objetivos, cronograma, etc.);
· Criar fichas para cada professor controlar a pontuação de cada aluno na competição dentro da sala;
· Realizar simulados da competição em sala de aula;
· Juntar as palavras das etapas realizadas em classe, para a etapa final;
· Premiar 1º, 2° e 3º colocados de cada ano escolar (com exceção do 1º ano, que terá apenas 1° e 2º colocados);
· Divulgar por escrito em mural os nomes dos alunos campeões;
· Escolher em conjunto: professor, família e direção a premiação de cada turma, conscientizando que a premiação poderá variar de uma turma para outra.

REGULAMENTO
1ª e 2ª etapa
· A gincana soletrando” será uma competição realizada por série e turno escolar;
· Podem participar todos os alunos matriculados (do 1º ao 5º ano);
· Se possível, elaborar em conjunto a mesma lista de palavras para as respectivas séries. (Ex: professores de todos os segundo anos produzem uma única lista);
· Realizar a competição por série/ano e em sala de aula;
· A primeira e segunda etapa serão realizadas dentro da sala de aula e regida pelo professor, se necessário com o auxílio de uma das coordenadoras da escola;
. Quanto à lista de vocábulos, é importante que contenha palavras que sejam adequadas ao nível da série e que tenham sido estudadas durante o período escolar do ano vigente.
· Em cada etapa serão: 30 palavras para o 1º ano, 40 palavras para o 2º ano, 50 palavras para o 3º ano, 60 palavras para o 4º ano e 70 palavras para o 5º ano, sendo que as listas receberão, no mínimo, mais 20 palavras para a grande final;
· Se houver palavras com a ortografia irregular, os alunos deverão estudar com antecedência mínima de sete (7) dias da data marcada para cada etapa;
. A professora poderá chamar à frente da sala a cada três alunos pela ordem do diário de classe;
· Não será permitida ajuda ao aluno que estiver soletrando;
· As palavras a serem soletradas serão sorteadas numa caixinha e pronunciada pela professora;
· Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas somente antes de iniciar a soletração;
· O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
· Se o aluno se esquecer de pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso isso aconteça, a soletração será considerada errada;
· A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada a ser soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
· Se o professor desejar, além das duas etapas poderá acrescentar mais etapas, desde que observe o cronograma estabelecido;
· No final da 1ª etapa haverá a eliminação. Os alunos somarão os acertos no decorrer de 4 ou mais rodadas;
· Cada acerto valerá um (1) ponto;
· Caso o educando falte na 1ª etapa por motivo de saúde, desde que avise com antecedência, poderá ter uma chance posteriormente. Nas demais etapas, não terá segunda chance, pois será fase classificatória e de premiação;
· Em cada etapa, os alunos poderão ter sua pontuação divulgada no pátio em mural e após a seleção também serão divulgados os nomes dos finalistas de cada série/ano;
· Na 2ª etapa, somente os finalistas das classes participarão. As rodadas acontecerão de acordo com a somatória de pontos de cada aluno. Será reconhecido como vencedor, o  aluno que obtiver mais pontos, ou seja, que acertar mais palavras;
· Se ocorrer empate, os empatados continuarão a disputa em rodadas “extras” até encontrar o último finalista;

REGULAMENTO DA GRANDE FINAL

· A grande FINAL será realizada no pátio da escola com todos os três (3) alunos selecionados em cada série/ano escolar (1 por turma);
· Toda a comunidade escolar poderá assistir a grande final, que será realizada com os dois turnos, mas ninguém poderá interferir no bom andamento da competição;
· Quem se sentir prejudicado por qualquer motivo, deve recorrer à mesa julgadora e esta decidirá a medida a ser tomada;
· A mesa julgadora será formada pelo professor regente, pela diretora e pelas coordenadoras de ensino e pedagógica.  Portanto na mesa julgadora deverá ter no mínimo três (3) componentes.
. A mesa receberá as listas com as palavras estabelecidas por série para acompanhamento;
· Um dos julgadores anotará numa folha a palavra soletrada por cada aluno inclusive assinalando onde aconteceu o erro;
· Para que todos escutem com clareza a palavra a ser soletrada pelo educando, haverá microfone para o aluno falar, para que seja ouvido com nitidez;
· Se ocorrer qualquer problema técnico com o som e os componentes da mesa não conseguirem ouvir a palavra soletrada, o aluno terá nova oportunidade;
· Cada série/ano terá a sua própria caixinha contendo palavras de acordo com o nível da turma (todas as palavras da 1ª e  as acrescentadas para a 2ª etapa);
· O professor regente ficará responsável pela organização da caixinha e das palavras da turma;
· A competição iniciará por série e os alunos participarão em ordem das turmas (A - B - C) ;
· As palavras a serem soletradas serão sorteadas na caixinha e pronunciada pelo apresentador;
· Caso o aluno não entenda a palavra a ser soletrada poderá pedir para repetir, mas antes de iniciar a soletração;
· Se o aluno começar a soletrar e pronunciar a palavra ou perguntar qual é a palavra será desclassificado;
· O educando deverá repetir a palavra, soletrá-la e ao terminar tornar a repeti-la, indicando que concluiu;
· Se o aluno esquecer-se de pronunciar a palavra antes ou depois de soletrar não será prejudicado;
· O participante não poderá repetir a letra já soletrada e nem silabar, caso aconteça, a soletração será considerada errada;
· A acentuação deverá ser pronunciada após a letra acentuada ser soletrada;
· Se o aluno errar alguma letra, acento ou qualquer sinal gráfico (cedilha, hífen, til, acento agudo, circunflexo, etc.) a soletração será considerada errada;
· O aluno que errar será desclassificado. Se todos errarem terá nova rodada de palavras a todos os participantes;
· A competição acabará quando encontrar o 1° colocado de cada ano escolar;
· Para critério de desempate haverá vinte (20) palavras “extras”, (com maior grau de dificuldade) selecionadas antecipadamente pela professora regente de acordo com o nível de sua turma;
· Os professores ajudarão na escolha dos prêmios;
· A competição final será realizada por turno e série e serão premiados do 1º ao 5º lugar de cada série/ ano escolar. Sendo: 1º lugar (1 medalha dourada e 1 prêmio), 2º e 3º lugar (medalhas de prata e bronze);
· Os alunos que ficarem em 4º e 5º lugar em suas respectivas séries receberão medalhas (de acordo com a ordem de classificação);
· Relatar no final da competição a premiação de cada um;
· Os prêmios serão adquiridos com a ajuda de toda a comunidade escolar;
· Por fim os alunos finalistas terão seus nomes e classificação divulgados no mural da escola.

CRONOGRAMA

1ª Etapa
Desenvolvimento das atividades de ortografia: abril a maio
Período de realização da 1ª fase do concurso na classe: 1ª  semana de junho
Rodadas de desempate:  2ª semana de junho
GRANDE FINAL
Realização do evento “Soletrando”: 27 de junho (sábado)


RECURSOS MATERIAIS:
· Dicionários;
. Atividades ortográficas diversas;
· Banco de palavras;
· Aparelhagem de som e projeção;
· Prêmios.
AVALIAÇÃO: 

Avaliar o envolvimento dos alunos na competição, verificando a aprendizagem adquirida na escrita das palavras estudadas.
Analisar os aspectos, as ações positivas e negativas para fazer alterações, aperfeiçoando o projeto para a próxima edição do soletrando.


*







3 comentários:

  1. Esse projeto foi nota dez, muito gratificante ver nossos alunos fazendo as atividades com entusiasmo e realmente aprendendo de forma lúdica.Parabéns a todos nós pelos resultados.

    ResponderExcluir
  2. As crianças adoraram e aprenderam bastante.

    ResponderExcluir
  3. Vc pode me enviar o projeto por PDF?!

    ResponderExcluir