quarta-feira, 29 de junho de 2016

Projeto Festa na Fazenda

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA

PROJETO “FESTA NA FAZENDA”

I – APRESENTAÇÃO
Anualmente, a Escola Eliziário Távora se propõe a focar em um tema relacionado ao folclore e à cultura do Brasil. Neste ano, optamos por voltar nosso olhar para um tema que é parte significativa da vida e da história do Acre: a cultura rural.
Sabemos que a identidade da população acriana foi fundada em uma riquíssima cultura do campo. Nossos antepassados, os primeiros habitantes, viveram do usufruto da natureza, da extração vegetal, do plantio, da criação de animais, da caça e da pesca. Com o passar dos anos, a tendência à cultura e ao trabalho rural se ampliou ainda mais.
Hoje, o Acre é um estado com um talento excepcional para a agropecuária, sendo um dos destaques nacionais na criação de gado. Em razão disso, temos um crescente investimento na realização de eventos tradicionalmente rurais, como rodeios, torneios de montaria, exposições agropecuárias, entre outros.
O Acre respira ruralidade... Nossa história, nossa arte, nossa política, nossa economia... As bases da sociedade acriana estão inegavelmente fincadas na cultura rural.
Visando esse contexto, a Escola Eliziário Távora se propõe a valorizar, por meio de ações pedagógicas sistematizadas, a realidade rural, sua organização, suas tradições, seus costumes, suas manifestações artísticas. Por entendermos que, estimulando nossas crianças a reconhecerem o valor dessa cultura, estaremos propiciando um maior conhecimento sobre a própria realidade social e econômica em que elas estão inseridas.
Esperamos concretizar essa proposta de trabalho com sucesso, uma vez que trabalharemos com atividades e conteúdos extremamente atrativos para os estudantes e para a comunidade local.

II –  OBJETIVOS:
- Conhecer e valorizar a cultura rural que é parte significativa da identidade do povo brasileiro e, em especial, do  acriano.
- Pesquisar as variadas manifestações culturais que predominam nas comunidades rurais da região amazônica.
- Desenvolver atividades relacionadas ao conhecimento e às práticas da cultura do campo.
- Promover a integração entre a comunidade interna e externa.

III – PRODUTO FINAL:
As atividades e estudos realizados sobre o tema desse projeto serão expostos em um evento intitulado “Festa na Fazenda”, em que os alunos divulgarão a cultura rural, em forma de apresentações artísticas, como danças, músicas, teatro e outras atividades.

IV. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
As atividades do projeto que ora apresentamos serão desenvolvidas em todas as turmas da escola, envolvendo as diferentes disciplinas. Em nossa proposta estão inseridos trabalhos individuais e em grupo, realização de seminários, pesquisas orientadas e de campo, eventos culturais, exposições, passeios, apresentações artísticas, entre outras atividades. Portanto, apresentamos um cronograma de ações que podem sofrer alterações mediante as dificuldades encontradas e ajustes para alcançar melhores resultados no projeto.

ATIVIDADES SUGERIDAS PARA ESTUDO E APRESENTAÇÃO:
A professora de cada turma selecionará uma ou mais atividades para desenvolver e aprofundar.
Após as pesquisas dos alunos sobre o assunto selecionado,  a turma organizará um grupo para apresentar atividade a ser exposta para a comunidade no dia da culminância do projeto.
Eis algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas:

1. A utilização dos produtos alimentícios produzidos na região para a manutenção de uma alimentação saudável.
2. Estudo sobre o cultivo de frutas e hortaliças.
3. Visita à feira livre para conhecer os alimentos produzidos na região.
4. Entrevista a feirantes e produtores rurais.
5. Visita a fazendas produtoras de gado.
6. Entrevista a fazendeiros sobre os métodos de organização da economia agropecuária.
7. Entrevista a representantes da associação do comércio, IDAF, SEAPROF, para coleta de dados da produção local.
8. Entrevista a representantes  do sindicato dos trabalhadores rurais,  sobre sua função e objetivo.
9. Pesquisa de campo sobre as técnicas de plantio agrícola.
10. Estudo prático sobre a organização da pecuária e outras culturas de criação.
11. Estudo e apresentação de dança folclórica da cultura rural (quadrilha, forró, sertaneja, country).
12. Análise do vestuário da moda rural.
13. Seleção de candidatos para a eleição do Rei e Rainha da Fazenda.
14. Brincadeiras folclóricas da tradição rural.
15. Atividades de produção de gêneros textuais típicos da tradição rural: narrativas de rodeio, receitas culinárias e de remédios caseiros, causos, lendas, anedotas, crendices,  contos de assombração, entre outros.
16. Estudo das personagens do universo folclórico rural.
17. Pesquisa sobre tradições rurais da localidade – cavalhada.

ATIVIDADES SELECIONADAS PARA O EVENTO
1. Desfile de alunos com alimentos/artesanatos produzidos nas comunidades rurais da região.
2. Apresentação de dança folclórica - dança da peneira.
3. Coreografia e dramatização da música “Abre a porta, Mariquinha - Sandy e Junior”
4. Apresentação de dança sertaneja - música a escolha.
5. Desfile de moda rural.
6. Apresentação de dança caipira - quadrilha.
7. Dramatização do casamento caipira - turma da quadrilha.
8. Apresentação de dança folclórica - forró tradicional.
9. Apresentação de dança country - música a escolha.
10. Desfile do rei e da rainha da fazenda.
11. Feirinha de comidas típicas.
12. Bingos e leilões.
13. Brincadeiras folclóricas: pescaria e touro mecânico
14. Declamação de narrativa de rodeio por alunos.
15. Desfile de personagens do universo folclórico rural.
16. Apresentação de concerto de sanfona.

IV- ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
* Apresentação e divulgação para as turmas e equipes.
* Leitura de textos, atividades escritas e debates sobre os temas propostos.
* Pesquisa e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
* Apresentações de músicas e danças na sala de aula e em outras turmas.
* Confecção de painel informativo e material para decoração da escola.
* Preparação e realização do evento de culminância: Festa na Fazenda.

VI – AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo do projeto ocorrerá de forma contínua e processual, com a participação dos professores e alunos que contribuíram para o desenvolvimento de ações pedagógicas. Contudo, faz-se necessária também a avaliação institucional, na qual previmos a participação de todos os segmentos da escola para verificação de aspectos positivos e/ou negativos do projeto e do evento de culminância.
VII - CRONOGRAMA
Período de execução
Atividades a serem executadas
25 a 31/07/2015
Planejamento do Projeto pela equipe gestora.
05/08/2015
Apresentação do projeto à equipe escolar e seleção das atividades pelas professoras.
06 A 07 de agosto
Apresentação do projeto às turmas.
15 a 24/08
Organização de pesquisas e ensaios pelas equipes das turmas.
17/08/2015
Início da divulgação externa (confecção de cartazes, convites, faixas, anúncios)
24 a 27/08/2015
Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos para outras turmas.
17 a 28/08
Seleção e preparação de alunos para os desfiles.
A partir do dia 10/08
Arrecadação de alimentos, materiais e venda de ingressos/mesas.
A partir de 10/08/2015
Envio de convites aos pais e ofícios a algumas instituições, com solicitação de contribuições.
17 a 28 de agosto
Confecção de materiais de decoração para a festa.
03 a 05 de setembro
Produção dos alimentos que serão vendidos na Festa.
31/08 a 03/09
Organização do cronograma e do texto de apresentação do evento.
05 de setembro de 2015
Dia da FESTA NA FAZENDA
09 de setembro
Prestação de contas da arrecadação da festa.

Elaborado pela equipe docente e pedagógica da escola.

Sena Madureira - Acre, julho de 2015.



















2 comentários:

  1. Essas fotos são uma pequenina amostra das nossas ações!

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  2. Parabéns!! a todos os profisssionais desta Instituição de Ensino que se dedicam na formação da nossa juventude. fui aluno desta escolae nela aprendi a formar minhas primeiras palavras e a desvendar os meus primeiros nós da vida.Obrigado a Professora Nadma pela paci~encia!!! um abraço em toda a Escola!!!

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