ESCOLA MUNICIPAL
DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA
PROJETO “FESTA
NA FAZENDA”
I – APRESENTAÇÃO
Anualmente,
a Escola Eliziário Távora se propõe a focar em um tema relacionado ao folclore
e à cultura do Brasil. Neste ano, optamos por voltar nosso olhar para um tema
que é parte significativa da vida e da história do Acre: a cultura rural.
Sabemos
que a identidade da população acriana foi fundada em uma riquíssima cultura do
campo. Nossos antepassados, os primeiros habitantes, viveram do usufruto da
natureza, da extração vegetal, do plantio, da criação de animais, da caça e da
pesca. Com o passar dos anos, a tendência à cultura e ao trabalho rural se ampliou
ainda mais.
Hoje,
o Acre é um estado com um talento excepcional para a agropecuária, sendo um dos
destaques nacionais na criação de gado. Em razão disso, temos um crescente investimento
na realização de eventos tradicionalmente rurais, como rodeios, torneios de
montaria, exposições agropecuárias, entre outros.
O
Acre respira ruralidade... Nossa história, nossa arte, nossa política, nossa
economia... As bases da sociedade acriana estão inegavelmente fincadas na
cultura rural.
Visando
esse contexto, a Escola Eliziário Távora se propõe a valorizar, por meio de
ações pedagógicas sistematizadas, a realidade rural, sua organização, suas
tradições, seus costumes, suas manifestações artísticas. Por entendermos que,
estimulando nossas crianças a reconhecerem o valor dessa cultura, estaremos
propiciando um maior conhecimento sobre a própria realidade social e econômica
em que elas estão inseridas.
Esperamos concretizar essa proposta de trabalho
com sucesso, uma vez que trabalharemos com atividades e conteúdos extremamente
atrativos para os estudantes e para a comunidade local.
II – OBJETIVOS:
- Conhecer e valorizar a cultura
rural que é parte significativa da identidade do povo brasileiro e, em
especial, do acriano.
- Pesquisar as variadas
manifestações culturais que predominam nas comunidades rurais da região
amazônica.
- Desenvolver atividades
relacionadas ao conhecimento e às práticas da cultura do campo.
- Promover a integração entre a
comunidade interna e externa.
III – PRODUTO FINAL:
As atividades e estudos
realizados sobre o tema desse projeto serão expostos em um evento intitulado
“Festa na Fazenda”, em que os alunos divulgarão a cultura rural, em forma de
apresentações artísticas, como danças, músicas, teatro e outras atividades.
IV. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
As atividades do projeto que
ora apresentamos serão desenvolvidas em todas as turmas da escola, envolvendo
as diferentes disciplinas. Em nossa proposta estão inseridos trabalhos individuais
e em grupo, realização de seminários, pesquisas orientadas e de campo, eventos
culturais, exposições, passeios, apresentações artísticas, entre outras
atividades. Portanto, apresentamos um cronograma de ações que podem sofrer
alterações mediante as dificuldades encontradas e ajustes para alcançar
melhores resultados no projeto.
ATIVIDADES
SUGERIDAS PARA ESTUDO E APRESENTAÇÃO:
A professora de cada turma
selecionará uma ou mais atividades para desenvolver e aprofundar.
Após
as pesquisas dos alunos sobre o assunto selecionado, a turma organizará um grupo para apresentar
atividade a ser exposta para a comunidade no dia da culminância do projeto.
Eis
algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas:
1.
A utilização dos produtos alimentícios produzidos na região para a manutenção
de uma alimentação saudável.
2.
Estudo sobre o cultivo de frutas e hortaliças.
3.
Visita à feira livre para conhecer os alimentos produzidos na região.
4.
Entrevista a feirantes e produtores rurais.
5.
Visita a fazendas produtoras de gado.
6.
Entrevista a fazendeiros sobre os métodos de organização da economia
agropecuária.
7.
Entrevista a representantes da associação do comércio, IDAF, SEAPROF, para
coleta de dados da produção local.
8.
Entrevista a representantes do sindicato
dos trabalhadores rurais, sobre sua
função e objetivo.
9.
Pesquisa de campo sobre as técnicas de plantio agrícola.
10.
Estudo prático sobre a organização da pecuária e outras culturas de criação.
11.
Estudo e apresentação de dança folclórica da cultura rural (quadrilha, forró,
sertaneja, country).
12.
Análise do vestuário da moda rural.
13.
Seleção de candidatos para a eleição do Rei e Rainha da Fazenda.
14.
Brincadeiras folclóricas da tradição rural.
15.
Atividades de produção de gêneros textuais típicos da tradição rural:
narrativas de rodeio, receitas culinárias e de remédios caseiros, causos, lendas,
anedotas, crendices, contos de
assombração, entre outros.
16.
Estudo das personagens do universo folclórico rural.
17.
Pesquisa sobre tradições rurais da localidade – cavalhada.
ATIVIDADES
SELECIONADAS PARA O EVENTO
1.
Desfile de alunos com alimentos/artesanatos produzidos nas comunidades rurais
da região.
2.
Apresentação de dança folclórica - dança da peneira.
3.
Coreografia e dramatização da música “Abre a porta, Mariquinha - Sandy e
Junior”
4.
Apresentação de dança sertaneja - música a escolha.
5.
Desfile de moda rural.
6.
Apresentação de dança caipira - quadrilha.
7.
Dramatização do casamento caipira - turma da quadrilha.
8.
Apresentação de dança folclórica - forró tradicional.
9.
Apresentação de dança country - música a escolha.
10.
Desfile do rei e da rainha da fazenda.
11.
Feirinha de comidas típicas.
12.
Bingos e leilões.
13.
Brincadeiras folclóricas: pescaria e touro mecânico
14.
Declamação de narrativa de rodeio por alunos.
15.
Desfile de personagens do universo folclórico rural.
16.
Apresentação de concerto de sanfona.
IV- ESTRATÉGIAS DE TRABALHO:
* Apresentação e divulgação
para as turmas e equipes.
* Leitura de textos, atividades
escritas e debates sobre os temas propostos.
* Pesquisa e exposição dos
trabalhos realizados pelos alunos.
* Apresentações de músicas e
danças na sala de aula e em outras turmas.
* Confecção de painel
informativo e material para decoração da escola.
*
Preparação e realização do evento de culminância: Festa na Fazenda.
VI – AVALIAÇÃO:
O
processo avaliativo do projeto ocorrerá de forma contínua e processual, com a
participação dos professores e alunos que contribuíram para o desenvolvimento
de ações pedagógicas. Contudo, faz-se necessária também a avaliação
institucional, na qual previmos a participação de todos os segmentos da escola
para verificação de aspectos positivos e/ou negativos do projeto e do evento de
culminância.
VII - CRONOGRAMA
Período de execução
|
Atividades a serem executadas
|
25
a 31/07/2015
|
Planejamento
do Projeto pela equipe gestora.
|
05/08/2015
|
Apresentação
do projeto à equipe escolar e seleção das atividades pelas professoras.
|
06
A 07 de agosto
|
Apresentação
do projeto às turmas.
|
15
a 24/08
|
Organização
de pesquisas e ensaios pelas equipes das turmas.
|
17/08/2015
|
Início
da divulgação externa (confecção de cartazes, convites, faixas, anúncios)
|
24
a 27/08/2015
|
Exposição
dos trabalhos realizados pelos alunos para outras turmas.
|
17
a 28/08
|
Seleção
e preparação de alunos para os desfiles.
|
A
partir do dia 10/08
|
Arrecadação
de alimentos, materiais e venda de ingressos/mesas.
|
A
partir de 10/08/2015
|
Envio
de convites aos pais e ofícios a algumas instituições, com solicitação de
contribuições.
|
17 a 28 de agosto
|
Confecção de
materiais de decoração para a festa.
|
03 a 05 de
setembro
|
Produção dos
alimentos que serão vendidos na Festa.
|
31/08 a 03/09
|
Organização do
cronograma e do texto de apresentação do evento.
|
05 de setembro de
2015
|
Dia da FESTA NA
FAZENDA
|
09 de setembro
|
Prestação de
contas da arrecadação da festa.
|
Elaborado pela equipe docente e pedagógica da escola.
Sena Madureira
- Acre, julho de 2015.
Essas fotos são uma pequenina amostra das nossas ações!
ResponderExcluirParabéns!! a todos os profisssionais desta Instituição de Ensino que se dedicam na formação da nossa juventude. fui aluno desta escolae nela aprendi a formar minhas primeiras palavras e a desvendar os meus primeiros nós da vida.Obrigado a Professora Nadma pela paci~encia!!! um abraço em toda a Escola!!!
ResponderExcluir