terça-feira, 21 de junho de 2016

Projeto Estrelas da Leitura

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA

PROJETO PEDAGÓGICO
 ESTRELAS DA LEITURA

  1. JUSTIFICATIVA
Por entendermos a leitura como um instrumento fundamental para o crescimento intelectual de nossos alunos, consideramos importante o desenvolvimento de um projeto com a intenção de despertar o hábito da leitura que, por não ser estimulado em casa, torna-se uma das principais responsabilidades da escola.
Embora o projeto seja ainda muito limitado, em vista da grande necessidade da formação leitora de nossos alunos, procuramos programar uma série de atividades que possam incentivar a prática de leitura e contribuir para a aquisição de competências leitoras por nossas crianças.

  1. OBJETIVOS GERAIS
      *Promover a formação de educadores e crianças leitoras, capazes de compreender e expressar o que lêem, bem como de produzir textos de qualidade.
      *Promover a valorização da literatura brasileira e a socialização de livros lidos.
      *Propor situações de práticas leitoras com os diferentes gêneros textuais.

  1. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
*Valorizar a leitura como instrumento fundamental para o desenvolvimento intelectual.
*Ler  gêneros textuais diversos, utilizando as estratégias de leitura para compreender o que lê.
*Utilizar mídias digitais para pesquisar, produzir e divulgar diferentes gêneros textuais.
*Produzir textos de variados gêneros, demonstrando conhecimentos referentes a aspectos discursivos e estruturais.
*Conhecer a organização de alguns gêneros literários e jornalísticos.
*Identificar as características especiais de gêneros textuais de tipologia narrativa.
*Reconhecer e analisar os elementos que compõem a narrativa.
*Despertar o senso crítico e a criatividade na produção de textos.
*Produzir trabalhos diversos acerca dos textos lidos.
*Desenvolver a expressão verbal, tanto oral como escrita.

  1. PROCEDIMENTOS
Durante o período de março a dezembro, os alunos irão realizar, com o auxílio dos professores, bibliotecários e equipe pedagógica, as seguintes atividades:
·         Biblioteca ativa: Esta atividade obedecerá a um cronograma específico para a seleção, empréstimo e devolução de livros pelos alunos. O intuito - além, é claro, do objetivo principal de promover o hábito de ler - será o de organizar as visitas semanais à biblioteca da escola. Desse modo, cada turma receberá um cronograma semanal, definindo a frequência de dois dias para o empréstimo e dois dias para a devolução, mantendo-se, contudo, o direito de a criança permanecer até três dias com o livro, se for necessário. Para alcançar o sucesso da biblioteca ativa, a bibliotecária deverá ter o compromisso de acolher e incentivar as crianças com livros adequados para seu nível de aprendizagem, fazendo indicações e organizando ações de incentivo à leitura.

*Biblioteca ambulante: Organizada em caixas e carrinhos  decorados, para levar à classe um pequeno acervo bibliográfico com variados gêneros textuais, livros, revistas, jornais, com o intuito de promover um momento de leitura, análise, indicação literária e socialização dos textos lidos.

*Momento de leitura extraclasse: Indicado para promover a valorização da biblioteca escolar, onde o aluno participa de rodas de leitura e de conversa sobre textos selecionados, num ambiente organizado com cartazes, painéis, tapetes, almofadas, som instrumental, entre outros elementos. Tudo isso para criar um ritual de valorização do ato de ler e para que os alunos possam se concentrar melhor na leitura.
O procedimento desta atividade inicia-se, ao som instrumental, com a leitura de um texto ou capítulo de um livro pela professora. Em seguida, ela faz perguntas sobre o texto e orienta os alunos a escolherem livros, para fazer uma leitura silenciosa e, posteriormente, expor o que mais gostaram, o que aprenderam, o que não entenderam, que lição de vida perceberam  por meio do texto, etc. Nessa atividade, é indispensável o uso de perguntas que conduzam às principais estratégias de leitura (antecipação, checagem, seleção e inferência - global e local).

*Biblioteca virtual: Pesquisa de obras literárias divulgadas em sites da internet para a leitura e análise do conteúdo dessas obras.

*Estrelas da Leitura: atividade de incentivo e de valorização individual dos alunos que participam efetivamente dos momentos de leitura. O procedimento desta atividade desenvolve-se nas seguintes etapas:
1ª etapa: O professor leva para a sala de aula um painel apenas com o título “Estrelas da leitura” e faz os seguintes questionamentos: “ O que representa uma estrela para vocês?” “Em que situação da vida ou do trabalho você mais gostaria de brilhar?”; “Quem poderia ser uma estrela da leitura?”. Depois se fala da importância do ato de ler e do desenvolvimento do projeto em classe.
2ª etapa: A cada apresentação oral das histórias e livros lidos, o aluno ganhará a figura de uma estrela, na qual o professor escreverá o título do texto apresentado, o autor, o nome do aluno-leitor e a data de apresentação, colando-a no painel.
3ª etapa: A culminância dessa atividade se dará com a soma de todas as participações, tendo direito a um prêmio especial o aluno que conseguir o maior número de estrelas.

*Eu indico...: Esta atividade será iniciada com a apresentação de um livro pela professora ou pela bibliotecária, a qual incentivará os alunos a lerem os livros por ela sugeridos. Após a leitura, os alunos deverão produzir indicações literárias que motivem outros colegas a lerem as obras sugeridas. As indicações deverão ser expostas tanto no mural da biblioteca, como no blog da escola (eliziarioemfoco.blogspot.com)

*A comunidade também lê: Esta atividade visa a participação de membros da comunidade escolar para servir de modelo leitor para as crianças, bem como incentivar o hábito e o prazer de ler.
Ela poderá ser promovida de uma a três vezes por semana, quando a professora convidar um representante da família,  dos funcionários ou outros membros da comunidade em geral para fazer uma leitura aos alunos. Após a leitura, o leitor ou a própria professora fazem as devidas intervenções sobre o texto lido.

Outras sugestões de atividades:
Além dessas atividades, poderão ser desenvolvidas outras ações que contribuirão para a aquisição da competência leitora pelos alunos. Eis alguns exemplos:

*Leitura de textos de gêneros diversos e de livros da literatura infanto-juvenil.

*Atividade com fichas para análise de livros e textos.

*Reprodução de um conto lido em forma de desenho ou de história em quadrinho, apresentada principalmente pelas turmas do 1º e 2º ano.

*Concurso de leitura oral.

*Produção de cartazes de incentivo à leitura pelos próprios alunos.

*Produção de coletâneas (de contos, crônicas ou poemas) da turma.

*Organização de pequenas dramatizações para a apresentação de teatrinho de fantoches sobre lendas, contos de fadas, anedotas e fábulas lidas.

*Conto e reconto de histórias lidas na escola e em casa, com a ajuda dos pais.

*Exposição dos trabalhos realizados em classe em painéis ilustrados pelos alunos.

*Pesquisa em sites da internet sobre a vida e a obra (biografia) dos escritores indicados pelas professoras.

*Produção de quadras e poemas sobre a importância da leitura, ou sobre o conteúdo de textos lidos.
*Dramatização de textos narrativos lidos na classe (lendas, fábulas, contos, etc).

*Seleção e leitura oral de textos (notícias, curiosidades científicas, reportagens, etc.) para o mural das novidades da sala.

*Produção de charges sobre a importância da leitura ou de crítica ao desinteresse dos jovens pela leitura.

*Divulgação das produções dos alunos no Blog da Escola (eliziarioemfoco.blogspot.com).
*Realização de enquetes no blog escolar ou na própria classe para a listagem das obras e textos de preferência da turma.

·         Produção de lista com nomes dos leitores convidados (pessoas da comunidade escolar que leram para a turma)

  1. PRODUTO FINAL
A conclusão do projeto ocorrerá em uma Mostra Literária, com exposições e apresentações dos trabalhos produzidos por cada turma. Neste evento, serão promovidas diferentes atividades e concursos, tais como: dramatizações de textos e livros, Concurso dos melhores cartazes de incentivo à leitura; Concurso de charges; Exposição e resumo de textos lidos; premiação das “Estrelas da Leitura” e dos alunos vencedores do Concurso de leitura oral.
A Mostra Literária poderá ser realizada em dezembro, com a exposição nas salas de aula de atividades, jogos e brincadeiras que envolvam alguns gêneros textuais estudados e desenvolvidos pela turma.

6. GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS, LIDOS E PRODUZIDOS:
contos de fada;
contos de aventura;
contos de assombração;
contos populares;
crônicas;
poemas;
romances;
notícias;
reportagens;
editoriais;
curiosidades científicas;
charges;
resenhas;
artigos de opinião;
história em quadrinhos;
lendas;
fábulas;
quadrinhas;
receitas;
anedotas;
piadas;
cartazes;
peça teatral;
biografias;
autobiografias;
memórias literárias;

7. AVALIAÇÃO
Deve-se primar pelo caráter qualitativo da atuação de cada participante e responsável pelo desenvolvimento do projeto. Portanto, considera-se imprescindível a participação dos alunos nas diversas atividades propostas, suas possíveis leituras, inferências, dramatizações, pesquisas e produções de textos a partir das leituras realizadas. Também serão avaliadas as atitudes dos alunos durante a realização dos trabalhos individuais e em grupo.
Contudo, para se consolidarem as competências e habilidades pretendidas com o projeto, há grandes expectativas em relação ao desempenho dos educadores, da equipe gestora e pedagógica da escola, pois eles serão os responsáveis para conduzir as tarefas de modo a cumprir com seus objetivos pedagógicos. Por essa razão, se faz necessária uma avaliação da atuação institucional, que contemple o desempenho do conjunto escolar, ou seja, de todos os envolvidos e co-responsáveis pelo desenvolvimento das atividades sugeridas.

8. ANEXOS
 - Cronogramas de visitas à biblioteca por turno;
 - Exemplos de fichas de análise literária.







Alunos do 2° ano A fazendo à apresentação do livro, mais uma etapa do projeto Estrelinha da Leitura. Hoje recebemos a visita de nossa coordenadora de turno a querida Decicleia,  a mesma veio compartilhar conosco a leitura inicial da nossa aula, maravilha.

                                                      










Elaborado pela equipe pedagógica da Escola Eliziário Távora

Um comentário: