ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL ELIZIÁRIO TÁVORA
PROJETO PEDAGÓGICO
ESTRELAS DA LEITURA
- JUSTIFICATIVA
Por
entendermos a leitura como um instrumento fundamental para o crescimento
intelectual de nossos alunos, consideramos importante o desenvolvimento de um
projeto com a intenção de despertar o hábito da leitura que, por não ser
estimulado em casa, torna-se uma das principais responsabilidades da escola.
Embora
o projeto seja ainda muito limitado, em vista da grande necessidade da formação
leitora de nossos alunos, procuramos programar uma série de atividades que
possam incentivar a prática de leitura e contribuir para a aquisição de competências
leitoras por nossas crianças.
- OBJETIVOS GERAIS
*Promover a formação de educadores e crianças leitoras, capazes de
compreender e expressar o que lêem, bem como de produzir textos de qualidade.
*Promover a valorização da literatura brasileira e a socialização de livros
lidos.
*Propor situações de práticas leitoras com os diferentes gêneros
textuais.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
*Valorizar
a leitura como instrumento fundamental para o desenvolvimento intelectual.
*Ler
gêneros textuais diversos, utilizando as
estratégias de leitura para compreender o que lê.
*Utilizar
mídias digitais para pesquisar, produzir e divulgar diferentes gêneros
textuais.
*Produzir
textos de variados gêneros, demonstrando conhecimentos referentes a aspectos
discursivos e estruturais.
*Conhecer
a organização de alguns gêneros literários e jornalísticos.
*Identificar
as características especiais de gêneros textuais de tipologia narrativa.
*Reconhecer
e analisar os elementos que compõem a narrativa.
*Despertar
o senso crítico e a criatividade na produção de textos.
*Produzir
trabalhos diversos acerca dos textos lidos.
*Desenvolver
a expressão verbal, tanto oral como escrita.
- PROCEDIMENTOS
Durante
o período de março a dezembro, os alunos irão realizar, com o auxílio dos
professores, bibliotecários e equipe pedagógica, as seguintes atividades:
·
Biblioteca
ativa: Esta atividade obedecerá a um cronograma
específico para a seleção, empréstimo e devolução de livros pelos alunos. O intuito
- além, é claro, do objetivo principal de promover o hábito de ler - será o de
organizar as visitas semanais à biblioteca da escola. Desse modo, cada turma receberá
um cronograma semanal, definindo a frequência de dois dias para o empréstimo e
dois dias para a devolução, mantendo-se, contudo, o direito de a criança
permanecer até três dias com o livro, se for necessário. Para alcançar o
sucesso da biblioteca ativa, a
bibliotecária deverá ter o compromisso de acolher e incentivar as crianças com
livros adequados para seu nível de aprendizagem, fazendo indicações e
organizando ações de incentivo à leitura.
*Biblioteca
ambulante: Organizada em caixas e carrinhos decorados, para levar à classe um pequeno
acervo bibliográfico com variados gêneros textuais, livros, revistas, jornais,
com o intuito de promover um momento de leitura, análise, indicação literária e
socialização dos textos lidos.
*Momento de leitura extraclasse:
Indicado para promover a valorização da biblioteca escolar, onde o aluno
participa de rodas de leitura e de conversa sobre textos selecionados, num
ambiente organizado com cartazes, painéis, tapetes, almofadas, som
instrumental, entre outros elementos. Tudo isso para criar um ritual de
valorização do ato de ler e para que os alunos possam se concentrar melhor na
leitura.
O
procedimento desta atividade inicia-se, ao som instrumental, com a leitura de
um texto ou capítulo de um livro pela professora. Em seguida, ela faz perguntas
sobre o texto e orienta os alunos a escolherem livros, para fazer uma leitura
silenciosa e, posteriormente, expor o que mais gostaram, o que aprenderam, o
que não entenderam, que lição de vida perceberam por meio do texto, etc. Nessa atividade, é
indispensável o uso de perguntas que conduzam às principais estratégias de
leitura (antecipação, checagem, seleção e inferência - global e local).
*Biblioteca virtual:
Pesquisa de obras literárias divulgadas em sites da internet para a leitura e
análise do conteúdo dessas obras.
*Estrelas da Leitura: atividade de incentivo e de valorização
individual dos alunos que participam efetivamente dos momentos de leitura. O
procedimento desta atividade desenvolve-se nas seguintes etapas:
1ª
etapa: O professor leva para a sala de aula um
painel apenas com o título “Estrelas da leitura” e faz os seguintes
questionamentos: “ O que representa uma estrela para vocês?” “Em que situação
da vida ou do trabalho você mais gostaria de brilhar?”; “Quem poderia ser uma
estrela da leitura?”. Depois se fala da importância do ato de ler e do
desenvolvimento do projeto em classe.
2ª
etapa: A cada apresentação oral das histórias e livros
lidos, o aluno ganhará a figura de uma estrela, na qual o professor escreverá o
título do texto apresentado, o autor, o nome do aluno-leitor e a data de apresentação,
colando-a no painel.
3ª
etapa: A culminância dessa atividade se dará com
a soma de todas as participações, tendo direito a um prêmio especial o aluno
que conseguir o maior número de estrelas.
*Eu indico...:
Esta atividade será iniciada com a apresentação de um livro pela professora ou
pela bibliotecária, a qual incentivará os alunos a lerem os livros por ela
sugeridos. Após a leitura, os alunos deverão produzir indicações literárias que motivem outros colegas a lerem as obras
sugeridas. As indicações deverão ser expostas tanto no mural da biblioteca,
como no blog da escola
(eliziarioemfoco.blogspot.com)
*A comunidade também lê: Esta
atividade visa a participação de membros da comunidade escolar para servir de
modelo leitor para as crianças, bem como incentivar o hábito e o prazer de ler.
Ela
poderá ser promovida de uma a três vezes por semana, quando a professora
convidar um representante da família, dos funcionários ou outros membros da
comunidade em geral para fazer uma leitura aos alunos. Após a leitura, o leitor
ou a própria professora fazem as devidas intervenções sobre o texto lido.
Outras sugestões de atividades:
Além
dessas atividades, poderão ser desenvolvidas outras ações que contribuirão para
a aquisição da competência leitora pelos alunos. Eis alguns exemplos:
*Leitura
de textos de gêneros diversos e de livros da literatura infanto-juvenil.
*Atividade
com fichas para análise de livros e textos.
*Reprodução
de um conto lido em forma de desenho ou de história em quadrinho, apresentada principalmente
pelas turmas do 1º e 2º ano.
*Concurso
de leitura oral.
*Produção
de cartazes de incentivo à leitura pelos próprios alunos.
*Produção
de coletâneas (de contos, crônicas ou poemas) da turma.
*Organização
de pequenas dramatizações para a apresentação de teatrinho de fantoches sobre lendas,
contos de fadas, anedotas e fábulas lidas.
*Conto
e reconto de histórias lidas na escola e em casa, com a ajuda dos pais.
*Exposição
dos trabalhos realizados em classe em painéis ilustrados pelos alunos.
*Pesquisa
em sites da internet sobre a vida e a obra (biografia) dos escritores indicados
pelas professoras.
*Produção
de quadras e poemas sobre a importância da leitura, ou sobre o conteúdo de textos
lidos.
*Dramatização
de textos narrativos lidos na classe (lendas, fábulas, contos, etc).
*Seleção
e leitura oral de textos (notícias, curiosidades científicas, reportagens, etc.)
para o mural das novidades da sala.
*Produção
de charges sobre a importância da leitura ou de crítica ao desinteresse dos
jovens pela leitura.
*Divulgação
das produções dos alunos no Blog da Escola (eliziarioemfoco.blogspot.com).
*Realização
de enquetes no blog escolar ou na
própria classe para a listagem das obras e textos de preferência da turma.
·
Produção de lista com nomes dos leitores
convidados (pessoas da comunidade escolar que leram para a turma)
- PRODUTO FINAL
A
conclusão do projeto ocorrerá em uma Mostra
Literária, com exposições e apresentações dos trabalhos produzidos por cada
turma. Neste evento, serão promovidas diferentes atividades e concursos, tais
como: dramatizações de textos e livros, Concurso dos melhores cartazes de
incentivo à leitura; Concurso de charges; Exposição e resumo de textos lidos;
premiação das “Estrelas da Leitura” e dos alunos vencedores do Concurso de
leitura oral.
A
Mostra Literária poderá ser realizada
em dezembro, com a exposição nas salas de aula de atividades, jogos e
brincadeiras que envolvam alguns gêneros textuais estudados e desenvolvidos
pela turma.
6.
GÊNEROS TEXTUAIS UTILIZADOS, LIDOS E PRODUZIDOS:
contos de fada;
contos de aventura;
contos de assombração;
contos populares;
crônicas;
poemas;
romances;
notícias;
reportagens;
editoriais;
curiosidades científicas;
charges;
resenhas;
|
artigos de opinião;
história em quadrinhos;
lendas;
fábulas;
quadrinhas;
receitas;
anedotas;
piadas;
cartazes;
peça teatral;
biografias;
autobiografias;
memórias literárias;
|
7.
AVALIAÇÃO
Deve-se
primar pelo caráter qualitativo da atuação de cada participante e responsável
pelo desenvolvimento do projeto. Portanto, considera-se imprescindível a
participação dos alunos nas diversas atividades propostas, suas possíveis
leituras, inferências, dramatizações, pesquisas e produções de textos a partir
das leituras realizadas. Também serão avaliadas as atitudes dos alunos durante
a realização dos trabalhos individuais e em grupo.
Contudo,
para se consolidarem as competências e habilidades pretendidas com o projeto,
há grandes expectativas em relação ao desempenho dos educadores, da equipe
gestora e pedagógica da escola, pois eles serão os responsáveis para conduzir
as tarefas de modo a cumprir com seus objetivos pedagógicos. Por essa razão, se
faz necessária uma avaliação da atuação institucional, que contemple o
desempenho do conjunto escolar, ou seja, de todos os envolvidos e
co-responsáveis pelo desenvolvimento das atividades sugeridas.
8.
ANEXOS
- Cronogramas de visitas à biblioteca por
turno;
- Exemplos de fichas de análise literária.
Alunos do 2° ano A fazendo à apresentação do livro, mais uma etapa do projeto Estrelinha da Leitura. Hoje recebemos a visita de nossa coordenadora de turno a querida Decicleia, a mesma veio compartilhar conosco a leitura inicial da nossa aula, maravilha.


Elaborado
pela equipe pedagógica da Escola Eliziário Távora
Esse projeto está fazendo as crianças lerem mesmo!
ResponderExcluir